Por: César Frazão
Pelo que temos acompanhado nos jornais e em conversas com empresários, parece que as vendas não andam muito bem. Tivemos um Natal abaixo da média no ano passado, a indústria está com pouco fôlego, os índices de endividamento da população são altos e há um cenário econômico de retração. Não estou falando que estamos em crise, apenas dizendo que o momento é delicado. E, por isso, é fato que será difícil conquistar novos clientes.
Assim, a recuperação de clientes inativos é uma ótima saída para ter um bom ano em vendas.
Toda empresa com um mínimo de organização tem listagem, relação, cópias de notas fiscais, contratos e banco de dados de ex-clientes que compraram um dia e hoje não estão comprando mais.
Existe, também, o grupo dos “quase-clientes”, que fizeram cotação, solicitaram orçamentos, mas, por algum motivo, não fecharam. Essa lista de potenciais clientes vale ouro e deve ser tratada como um copo com água no deserto. Ora, se aquela pessoa um dia entrou em contato é porque teve o real interesse em comprar de você, mas por algum detalhe, algum motivo, não deu certo. O fato é que as coisas mudam, as pessoas e empresas evoluem e podem, hoje, estar em momentos diferentes.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.