Por: Mônica Melo
Pare de estragar a experiência do seu usuário e comece a tirar proveito de uma página 404 para aumentar suas conversões de Leads.
Você seria capaz de recordar essa experiência? De repente você está interessado em determinado assunto e começa a pesquisar sobre ele na internet, encontra ou digita o link e é surpreendido com essa mensagem padrão: Error 404: Page not Found. Se você já vivenciou esse momento, a experiência não foi nada satisfatória, não é mesmo?
Infelizmente esse tipo de erro está presente em todos os sites – inclusive o seu! -, já que pode ser causado por erros de digitação do usuário, links quebrados ou páginas indexadas nas ferramentas de busca que não estão mais ativas.
Neste post mostraremos por que você deve se preocupar com isso agora e mostrar diversos exemplos de empresas que já estão tirando proveito desse erro para melhorar a experiência do usuário e estimular a conversão de Leads. Assim esperamos te dar insights suficientes para você começar hoje a criar uma página de erro 404 customizada.
Por que criar uma página de erro 404 customizada?
Quando não temos uma página de erro apropriada, o comportamento mais comum entre os usuários é automaticamente clicar no botão de voltar – que, aliás, foi recurso mais usado no FireFox.
Quando isso acontece, além de seu ranking de busca para essa palavra-chave cair, é muito provável que você tenha estragado a primeira impressão do usuário e provavelmente ele nunca mais voltará ao seu site novamente.
O dever de oferecer uma boa experiência aos seus usuários é seu e você deve dar bons motivos para ele não clicar no botão de voltar. Acima de tudo, você também é responsável por direcionar o usuário às ações esperadas no seu site. E aí vem a parte boa!
Customizar a página de erro 404, direcionando-a para a conversão, é uma excelente oportunidade de tornar uma experiência ruim em uma experiência positiva e muito lucrativa!
Veja abaixo nossas dicas de como customizar essa página.
5 dicas para a criação da sua página 404
1. Reconheça o erro
Acima de tudo é importante reconhecer o erro e, por isso, pedir desculpas pelo incômodo causado.
Lembre-se de que essa não é a página que o usuário escolheu estar, então é muito importante que essa comunicação seja feita.
Faça seu pedido de desculpas de acordo com a identidade da sua empresa e persona que quer atingir. Se sua persona for engraçada, faça piada com o ocorrido e tire um sorriso dela.
2. Entregue valor ao usuário
Dê opções ao usuário indicando caminhos que possam interessar a ele. Se o seu negócio é de software, ofereça um teste gratuito. Se é um e-commerce, que tal um desconto para a próxima compra? Se o seu produto é de educação, o usuário pode adorar receber aulas grátis! Se você tem um material rico – ou vários – com altas taxas de conversão, esse é um excelente momento para apresentá-lo ao usuário!
3. Use links com moderação
Você não vai querer dar tantas opções ao usuário a ponto de ele ficar confuso e deixar seu site por medo de tomar uma decisão, não é mesmo?
Por isso, bom senso e moderação na quantidade de links nesta página é primordial. Como dica, dê entre 1 e 3 opções.
4. Dê opção de busca
Se, ainda assim, o usuário não se interessar pelas ofertas, dê a opção de um campo de buscas a ele para que possa encontrar o que deseja em seu site.
5. Teste sempre!
Como tudo no Marketing Digital, você precisa testar a performance. Acompanhe as conversões geradas, o tempo médio que o usuário fica na página e a taxa de conversão para saber se a sua página 404 está performando como deve.
Agora que você já sabe a importância e os pontos principais para a criação da sua página de erro 404 customizada, veja abaixo como algumas empresas criaram as suas páginas.
5 exemplos criativos para a sua página 404
1. Firefox
A página 404 da Firefox, de forma muito inteligente e sutil, reforça a linguagem descontraída da sua persona e conduz de forma bastante simples e direta ao download da última versão do software.
2. Glasses
A Glasses também aproveita sua página de erro para estimular 2 conversões: compra no e-commerce e/ou inscrição de newsletter para desconto exclusivo.
Para e-commerces, essa estratégia é bastante valiosa, pois substitui completamente a sensação ruim da página de erro 404 para um benefício por tê-la encontrado.
3. Optinmonster
Com uma sacada muito genial a Optinmonster otimizou sua página de erro para educar seus usuários sobre uma das principais dores que sentem.
Ao clicar em “download now”, um pop-up de conversão aparece na tela, mostrando exatamente como funciona o produto deles na prática. Sensacional!
4. Graceful Resourses
A forma como a Graceful Resourses usa a página de erro 404 é tão pessoal e está tão claro o benefício em se inscrever para o mailing deles, que é mais um exemplo de customização extremamente voltada a conversão.
5. Resultados Digitais
É claro que não ficaríamos de fora dessa! Na Resultados Digitais também temos uma página 404 customizada.
Você deve ter percebido que a personalidade da nossa marca (foguete vs. astronauta) e linguagem (com emoticons) está presente nessa página, assim como, é claro, algumas das nossas últimas ofertas de materiais gratuitos sobre Marketing Digital.
E agora?
Agora que você já sabe da importância de criar páginas de erro 404 customizadas e direcionadas à conversão, o que está esperando para começar?
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