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Como entender os consumidores usando as redes sociais

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Sprinklr
20 de agosto de 2018 - 18:03

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Por: Thayane Veiga

Desde que o marketing é marketing, existe uma premissa essencial para quem trabalha nessa área: é preciso entender os consumidores. E isso envolve o maior número de informações que você consegue reunir sobre eles: preferências de compra, faixa etária, gostos, desgostos, localização, sexo, assuntos de interesse, etc.

Pense na relação entre consumidor e marca da mesma forma como uma amizade entre duas pessoas. Quanto mais você conhece seu amigo, mais consegue compreender suas ações e entender o que o faz feliz ou não. Seguindo essa lógica, as marcas que conseguirem entender melhor seus públicos, serão as que irão conquistá-los primeiro e, consequentemente, atingirão seus objetivos mais facilmente – seja ele conquistar mais mercado, atrair novos consumidores ou fidelizá-los.

Está tudo nas redes sociais

Conseguir dados sobre o consumidor ainda é um desafio, mas é inegável assumir que com a popularização das redes sociais essa missão ficou mais fácil. Isso porque estes espaços virtuais de interação proporcionam uma enorme troca de informações e grandes possibilidades de divulgação e contato com os clientes.

Cada vez mais as pessoas se expressam no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outros, e a análise desses canais permite que você observe aspectos demográficos, atividades, interesses e opiniões da sua audiência. Isso permite que você construa um retrato dos seus públicos-alvo e seu comportamento para definir estratégias de marketing.

Mas, conhecer o consumidor não é um trabalho realizado uma só vez, afinal, ele está em constante mudança. Suas preferências mudam e suas necessidades no momento também. Por isso, é importante realizar análises constantes da audiência para antecipar tendências e acompanhar essas alterações.

Mas como encontrar esses dados?

As redes sociais oferecem uma oportunidade sem igual para entender o comportamento dos consumidores e usar essas informações valiosas em suas ações. Mas para isso acontecer, é preciso dois elementos: ferramentas que capturam dados e transformar as informações recebidas em inteligência.

Ferramentas para análises de audiência

Se as redes sociais estão repletas de informações estratégicas para as marcas, a dificuldade então está em como encontrar esses dados e centralizá-los em algum ambiente único. Ferramentas de monitoramento estão aí exatamente isso. Elas são responsáveis por coletar e organizar as informações recebidas desses canais, facilitando o trabalho de análise e, consequentemente, um profundo entendimento sobre o público-alvo.

Transformando dados em inteligência para negócios

Apesar de ferramentas de monitoramento e de insights serem muito importantes, não basta apenas captar tantas informações e não usá-las da forma certa. Na verdade, há caminhos estratégicos importantes que podem ser empregados a partir dessa compreensão de seus consumidores. É importante conscientizar a empresa sobre a importância desses dados e criar um fluxo estruturado para passar informações recebidas pelas redes sociais para que outras áreas usem-as.

No mercado competitivo e em tempo real como vivemos hoje, as marcas certamente precisam investir em novas formas para entender seu consumidor de forma rápida. Afinal, o consumidor não irá esperar sua marca se adaptar.

Algumas marcas já perceberam isso como é o caso da Comfort. Em entrevista para a Folha de São Paulo, a gerente marketing de amaciantes Comfort, Andreza Graner, revelou após receber o prêmio Top of Mind que o segredo para continuar sendo lembrada é apostar no conhecimento sobre o consumidor. “Temos de ver como ele está evoluindo, entender que são diferentes tipos de pessoas, com diferentes necessidades. E temos de oferecer sempre as melhores inovações e propostas para cada um desses perfis”, afirma Andreza.

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