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Como elaborar rotas inteligentes de vendas

por: Angelica Balthasar
em: Vendas
fonte: Venda Mais
07 de outubro de 2012 - 19:59

Como-elaborar-rotas-inteligentes-de-vendas-televendas-cobranca

Por: César Frazão

Todos sabem dos muitos problemas enfrentados pelos vendedores. Trânsito pesado, congestionamentos cada vez piores, desastres naturais, enchentes, acidentes e o preço do combustível cada vez mais alto, beirando o insuportável.

Tudo isso torna vital um bom planejamento para um roteiro de vendas eficientes. A seguir, algumas dicas para a elaboração de uma rota produtiva de vendas.

  1. Conheça os horários de preferência de seus clientes. Dos seus clientes! Não os seus horários, o.k.? Há clientes que preferem receber o vendedor bem cedinho, e outros no fim do expediente. Verifique com eles quais são as preferências deles em relação a isso.
  2. Procure colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamentos nos horários intermediários, entre os horários de pico, se for possível.
  3. Para prospecção de novos clientes, certifique-se da atualização dos endereços e contatos para evitar perder a viagem.
  4. Tenha sempre um plano B para o caso de seu cliente, naquela rota, não estar disponível no horário planejado.
  5. Agende suas visitas sempre que possível, para evitar dar com a cara na porta.
  6. Trabalhe por setores ou por bairros. Atender um cliente na zona sul e outro na zona norte no mesmo dia pode ser muita perda de tempo, dependendo do caso.

O foco deve ser sempre evitar a perda de tempo. Agendar visitas sempre ajuda a otimizar o tempo de uma rota de vendas. Justamente aí começa a grande dificuldade, pois raramente as pessoas querem ou têm tempo para atender os vendedores. O vendedor fica em uma verdadeira encruzilhada, pois, se for direto, sem marcar hora, pode não ser atendido ou, se ligar, não conseguir agendar a visita.

Grande parte dos vendedores fracassa no agendamento porque tenta vender o produto por telefone antes de vender a entrevista. Não tente vender o produto ou serviço ao cliente, e sim a entrevista, a reunião. Chamo isso de “a venda antes da venda”. Venda a ideia da necessidade de seu cliente atendê-lo, e não o produto em si, pois o objetivo é agendar uma visita. Deixe para iniciar a venda somente quando estiver na frente do cliente.

Uma boa dica é usar a técnica da hora quebrada, assim: quando agendar um horário com o cliente, nunca marque em uma hora cheia, isto é, 11 horas, 10 horas, 10 e meia, pois na cabeça do cliente você irá tomar uma hora inteira do tempo dele e ele não aceitará a visita. Então, marque horários quebrados como: 9h40, 8h35, na imaginação do cliente você irá tomar do tempo dele de 20 a 25 minutos.

Isso não significa que sua entrevista terá de acabar após esse tempo. A duração será determinada pelo clima da conversa. Mas passa a impressão de maior objetividade e organização do tempo, além de aumentar a credibilidade.

Resumindo: organização, planejamento, foco na administração do tempo e trânsito devem ser levados em consideração para a melhor otimização de uma boa rota de vendas.

Boas vendas e sucesso!

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Comentários (15)
  1. Olá boa noite !! Gostaria de receber seus conteúdos.

    Jefferson em 29 de setembro de 2021 - 21:19
  2. Preciso de um aplicativo pra montar rota inteligente de meus clientes. Obrigado

    Bartolomeu dos Reis Filho em 06 de outubro de 2018 - 16:06
  3. Gostaria de sugestão de programas ou app de roteirização inteligente

    Diogenes em 30 de outubro de 2016 - 23:36
  4. Gostaria de saber algum auxilio ou sugestão ou ate um site pra fazer uma rota do meus clientes.
    No aguardo
    Att

    Leandro em 10 de setembro de 2016 - 06:22
  5. Estou começando nesse ramo de vendas, gostaria de saber como elaborar uma rota de vendas, como me organizar, como mortar um planejamento.
    Obg

    Claudio Bruno em 11 de maio de 2016 - 20:17
  6. Existe algum programa gratuito para montar rota de vendas

    fernando em 07 de maio de 2016 - 23:31
  7. Gostaria de saber como consigo através dos endereços ou cep dos meus clientes agrupar de uma forma otimizada minha rota de visitas diarias tendo em vista que tenho aproximadamente uns 15 clientes diários.

    Grato,

    Nivaldo em 08 de fevereiro de 2016 - 15:25
  8. Gostaria e receber informações

    Jorge Goncalves em 23 de janeiro de 2016 - 18:01
  9. Trabalho com vendas e gostaria de saber qual programa coloco para obter uma rota inteligente.
    Grato,

    Jussilmar Torres em 08 de setembro de 2015 - 13:11
  10. Gostaria de receber informações de como fazer a Gestão e montagem de uma rota de vendas.

    Obrigado!

    Douglas Souza em 30 de agosto de 2015 - 00:27
  11. Gostaria de saber como consigo através dos endereços ou cep dos meus clientes agrupar de uma forma otimizada minha rota de visitas diarias tendo em vista que tenho aproximadamente uns 15 clientes diários.
    Sergio Rocha

    Wsergio.r em 07 de abril de 2015 - 22:23
  12. Boa tarde, trabalho com prospecção de novos cliente, com venda em link dedicado ( acesso a internet), e gostaria obter dicas e programas para achar empresas e endereços que me de agilidade e uma rota eficiente, pois faço PAP (porta á porta), e não tenho carro.

    Yana em 05 de fevereiro de 2015 - 16:07
  13. Gostaria de saber como elaborar Rota de vendedor? O produto que minha empresa comercializa é suplemento alimentar. Grato.

    Graça Duarte em 16 de janeiro de 2015 - 14:16
  14. Trabalho com vendas e gostaria de saber qual programa coloco os endereços e ele me trace uma rota inteligente para não gastar tempo e dinheiro, fazendo uma rota sequencial.
    Certo de sua atenção.
    Luiz Momi

    Luiz Momi em 09 de fevereiro de 2014 - 16:40

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