O crescimento do marketing digital e a influência das redes sociais na tomada de decisão do consumidor traçaram uma nova tendência na forma de comunicação online adotada pelas empresas. Porém, um fato que não é muito difundido entre os profissionais de marketing é que 90% das compras ainda são feitas em lojas físicas.
Ainda é um desafio para muitos times de marketing levar consumidores das redes sociais para as lojas físicas, mas quando esse objetivo é alcançado, as vendas são melhores, mais rápidas e o cliente fica totalmente satisfeito. Mas, afinal, como as mídias sociais podem aumentar as vendas da sua loja física? Acompanhe e descubra!
Incentivando visitas às lojas com conteúdo
O conteúdo que você veicula nas redes sociais é de extrema importância e pode ser usado para incentivar seus seguidores a visitar as suas lojas físicas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, a primeira dela é dar amostras da loja e dos produtos por meio de fotos e vídeos, reforçando com o texto que é possível retirar aquele produto na loja.
Uma outra tática interessante é incentivar a compra online e retirar in-loco, assim, o seu novo cliente conhece a loja física e já tem a primeira experiência de compra. Essa pode ser uma ação de apoio interessante a cupons de desconto e ofertas.
Criando conteúdo segmentado geograficamente
As plataformas de anúncio das redes sociais permitem segmentar o público que vai ter contato com os anúncios criados. É possível incentivar a visita às lojas físicas de cidades específicas, alinhando esse conteúdo com promoções e ofertas veiculadas para uma determinada loja. Esse conteúdo segue a mesma ideia de mostrar os aspectos físicos da loja através de vídeos e imagens, porém ele e focado em alguma ação ou unidade específica
Incentivando interações sociais entre os usuários e a sua empresa
Muitos brasileiros consideram as redes sociais como fator decisivo na hora de realizar compras, principalmente por meio de comentários e interações que eles e sua rede de amigos tem com marcas e empresas. Para os negócios é muito interessante que essas interações sejam devidamente respondidas e um relacionamento entre os seguidores da marca e a própria empresa seja criado.
É comum que possíveis compradores avaliem esses contatos para decidir por sua compra. É importante pensar nesse ponto dentro da loja também: funcionários podem ser treinados para atender consumidores que chegaram à loja via redes sociais.
Investindo em crossmedia
Crossmedia é o uso do maior número possível de meios para levar conteúdo ao máximo de pessoas, através de plataformas diferentes que exibem o mesmo material. É comum que lojas invistam em meios de divulgação offline, como rádio, TV, jornais e revistas, mas se esquecem da importância das mídias sociais e é aqui que entra o Crossmedia.
Segundo a GlobalWebIndex, os usuários gastam 28% do tempo deles na internet justamente nas redes sociais — pouco menos de duas horas por dia. Pode parecer pouco, mas é uma quantidade de tempo considerável e que o seu negócio pode se aproveitar.
Ao alinhar as diferentes estratégias adotadas para divulgar a sua loja, você reforça a marca na mente do consumidor e incentiva (de diversas formas e em diversos meios), a visita do cliente à loja física. Um exemplo de crossmedia é divulgar um feirão de carros no rádio, TV e também através das redes sociais, reforçando a localização da loja, quais serão os benefícios e por que os seus seguidores não podem perder essa ação.
Focando no mobile
O mobile é o foco de qualquer estratégia que envolva engajamento social através de conteúdo. É a forma mais rápida de incentivar uma ação, simplesmente porque ele acompanha o usuário em qualquer lugar. A ideia de “o lugar certo na hora certa” nunca foi tão correta, já que é possível impactar o usuário quando ele se encontra em um local desejado (GPS), poucos canais são tão bons quanto os dispositivos móveis.
Somente no Facebook, mais de meio bilhão de pessoas acessam a rede somente por dispositivos móveis. Junte esse número aos usuários que utilizam diferentes dispositivos (desktop, smartphones e tablets), e temos uma rede de usuários muito grande, fornecendo informações de localização e comportamento que você pode utilizar ao direcionar o seu conteúdo.
Pensando online-to-offline na jornada de compra
O principal objetivo aqui é levar usuários sociais às lojas físicas, por isso, é importante mapear uma jornada de compra do cliente que siga essa mesma ideia. Isso influencia o conteúdo que será veiculado nas mídias sociais. Qual o tipo de conteúdo que vai incentivar o usuário a visitar sua loja e realizar uma compra? Esse conteúdo deve reforçar os valores da sua empresa e deixar claro os benefícios do seu produto e da loja física.
Quando falamos em mapear a jornada de compra, é preciso entender como o possível cliente vai interagir com seu conteúdo online, tomar a decisão e depois disso chegar até a sua loja para finalizar. Mapeie cada um desses passos e pense em como trabalhar o conteúdo das redes sociais.
Criando vantagens para clientes vindos das redes sociais
Para incentivar ainda mais as conversões de clientes originários das redes sociais, crie condições exclusivas na sua loja para que eles realizem a compra, tenham vantagens em futuras compras ou comprem mais produtos.
Atrair os seguidores das redes sociais da sua empresa para as lojas físicas é um desafio, mas um desafio que pode ser alcançado com uma boa coordenação de diferentes estratégias para atrair esse possível cliente, reforçar a presença da sua marca na mente dele, criar relacionamentos e, finalmente, aumentar as vendas da sua loja!
Nem todos os esforços podem ser o ideal para a sua empresa, portanto é importante alinhar as estratégias e descobrir o que funciona para o seu negócio. Realizar testes e adaptar as ações é indispensável, sempre lembrando quais são os objetivos principais estabelecidos e também qual a capacidade de acompanhamento e gerenciando do seu time de marketing.
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