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02 de setembro de 2020 - 17:00

Comercio-eletronico-tirando-as-posicoes-dos-vendedores-no-varejo-televendas-cobranca-3

A grande lição do Mercado chinês

Ano após ano, o comercio eletrônico ganha o mercado com crescimento médio anual de mais de 8%, mesmo enfrentando longo período de crise dos últimos anos no Brasil não foi diferente, o comercio eletrônico ganhou musculatura prometendo um crescimento pujante na recuperação econômica esperada .

E paira a grande ameaça aos empregos de venda associado ao varejo convencional ou off line, com a grande dúvida: Como devem se preparar os novos e vendedores com experiência frente a esta concorrência? Há ainda saída?

Vamos visitar alguns números da participação do mercado eletrônico no total das operações de varejo em alguns países no final de 2017: Brasil 2,7%, Itália 1,7% , Japao 7,4% , Alemanha 8% ,EUA 9%  e China incríveis 23% .

E o que faz da China, um pais ainda com PIB Per Capta abaixo dos 10 KUSD, baixa penetração de Internet com grande população rural chegar a este nível? A resposta foi, o completo abandono da qualidade ou até a inexistência de sistema de varejo, informações sobre os produtos, vendedores confiáveis ou compromisso de abastecimento contínuo através das redes de logísticas tradicionais.

Então a Lição número 1 para manter esta profissão continua sendo o de agregar valor ao seu cliente, atende-lo bem e sempre superar as expectativas.  Mas basta atender com dedicação no modelo tradicional?Creio que não , pois os clientes tem acesso cada vez mais a Internet ,terão cada vez mais informações sobre o produto e preço com conexão direta das mídias de venda dos fabricantes de produto , assim, a Lição número 2 talvez seja para os super – vendedores do futuro : saber mais que o cliente , estude a fundo sobre o produto que está encarregado de vender , saiba capturar as reais necessidades do cliente , saiba vender a imagem da experiência que o cliente ira ter ao adquiri-lo .  Quantos vendedores de artigos esportivos mesmo nas melhores lojas hoje sabem discorrer em detalhes sobre um tênis, suas características, seu fabricante e como pode atender ou não a necessidade de cada um que procura o estabelecimento ?   Uma reflexão para todos nos vendedores.

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