Vender até seis vezes mais não seria nada mal, não é? O problema é que muita gente busca uma fórmula mágica para atingir este resultado e acaba se frustrando quando não consegue. Pois saiba que não há mágica para isso, mas, sim, há técnica e muito trabalho!
Neste artigo vamos mostrar que a partir da técnica de marketing digital qualquer vendedor conseguirá atingir mais clientes em potencial, ampliando o topo e, consequentemente, o fundo do funil de vendas.
O emprego desta técnica de marketing digital vai ampliar sua produtividade em vendas e te deixar mais perto de atingir metas que antes pareciam impossíveis. Para começar, vamos entender o que são as técnicas de Inbound Marketing, como ele funciona e quais são os resultados a curto e longo prazos.
O que é o Inbound Marketing?
Qualquer técnica de marketing digital que tenha como objetivo a busca pelo interesse das pessoas usando o potencial tecnológico que os dias de hoje nos oferece é conhecida como Inbound Marketing.
Note que há uma diferença extrema em relação ao marketing tradicional. Em uma técnica de marketing digital você não corre (fisicamente) atrás do cliente, em vez disso usa a tecnologia para fazer com que um potencial cliente chegue até você.
Para isso vale o uso de um site, das redes sociais ou do emprego de alguma outra estratégia. A criatividade é o limite!
O Inbound Marketing, também é conhecido como Marketing de Atração, se baseia em três pilares para atrair um determinado público para o seu empreendimento: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. Entenda cada um destes conceitos!
O SEO (Search Engine Optimization) – Você já fez uma busca por um produto ou um serviço pela internet, certo? Provavelmente usou um buscador como o Google ou o Bing para isso e percebeu que alguns resultados aparecem primeiro que outros. Isso porque os primeiros colocados usam melhores técnicas de SEO (de otimização) como uma forma de aumentar os acessos ao site da sua loja.
Marketing de Conteúdo – Em um passado não muito distante, assistíamos a propagandas na TV que buscavam atingir um público muitíssimo amplo de uma só vez. Esqueça isso!!! O Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing digital que tem como foco atingir aquelas pessoas que de fato têm potencial de consumir o seu produto. Direcionando o foco, o investimento em marketing pode ser bem menor sem perder a qualidade dos resultados.
Estratégia em Redes Sociais – Não basta abrir uma conta em uma rede social e sair postando conteúdos aleatórios. É preciso pensar em estratégia e em técnica de marketing digital para obter os melhores resultados. Mais ainda, a comunicação em rede social é uma via de duas mãos. Esteja preparado para, além de oferecer conteúdo, receber um feedback enorme dos clientes. Prepare-se inclusive para possíveis críticas.
Como usar uma técnica de marketing digital para vender mais?
Como vender melhor? Qual é o vendedor que nunca se fez essa pergunta? Pois a resposta se modifica ao longo dos tempos e depende muito da tecnologia de vendas que está disponível em um determinado período. Sabendo disso, é muito mais fácil entender as técnicas de vendas e de marketing digital e fazer uso delas para obter os melhores resultados.
A questão então passa a ser quais são as técnicas de venda que podem ser aplicadas relacionadas à técnica de marketing digital? Ou melhor ainda: como usar o Inbound Marketing para vender mais e melhor?
Nossa equipe separou algumas dicas que se mostraram muito assertivas por quem faz uso desta ferramenta. Veja!
Onde está o meu cliente?
Segundo o relatório Digital in, que estuda o impacto da internet em diversos países, 139 milhões de brasileiros usavam a internet. Vale lembrar que este dado consta na última pesquisa realizada até a publicação deste artigo e hoje, quando você está lendo, o número deve ser ainda maior.
Deste total, mais de 94% usavam o celular para acessar a rede. São mais de 122 milhões de usuários ativos nas redes sociais via smartphone. Ou seja, seja qual for o público que você busca, provavelmente vai encontra-lo nas redes sociais via telefone celular.
As redes sociais mais usadas, ainda segundo o relatório Digital in, são o Facebook, o Whatsapp, o Youtube, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn e o Pinterest.
Entregar o que o cliente está procurando
Isso significa antecipar o que um potencial cliente está procurando nos mecanismos de busca da internet e se colocar entre os primeiros resultados, usando a técnica de marketing digital do SEO.
Para estar bem posicionado no Google ou no Bing (os principais mecanismos de busca) são usadas determinadas palavras-chave que serão usadas no site da sua empresa ou ainda em blogs coorporativos.
Ferramentas gratuitas como o Google Trends ou o Google AdWords Planner são usadas para descobrir quais são as palavras-chave mais buscadas.
Vídeos e áudios atraem clientes
Já vimos que entender o que um cliente busca é uma técnica para vender mais, mas podemos ir muito além do formato de texto. Os podcasts e os vídeos ganham cada vez mais espaço e esta pode ser uma excelente técnica de marketing digital para a captação de novos clientes.
Um programa semanal em áudio ou vídeo pode ajudar potenciais clientes com um conteúdo voltado para as necessidades deles. Pense nisto!
A boa e velha assessoria de imprensa
Investir em uma assessoria de imprensa também pode ser uma boa pedida. Isso porque essas empresas altamente especializadas conseguirão encaixar o seu conteúdo em matérias que abordam o seu ramo de conhecimento.
Quando uma empresa aparece em uma matéria jornalística de um determinado veículo de comunicação, ela está automaticamente se beneficiando da credibilidade deste veículo. Quem pesquisa na internet sobre um assunto leva isso em conta.
Cuide da sua imagem
Por fim, uma última dica rápida: Tome muito cuidado com que é postado (institucionalmente ou pessoalmente) nas redes socias. Uma frase mal interpretada pode colocar todo o trabalho de credibilidade em risco.
Ter uma imagem ruim na internet vai contra todos os conceitos que apresentamos neste artigo.
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