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Aproveite o poder de um funil inteligente para converter mais

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Nectar CRM
07 de outubro de 2024 - 17:01

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Saiba como preparar seu funil para obter a máxima eficácia e otimizar sua taxa de conversão!

Você está procurando maneiras de melhorar sua taxa de conversão de vendas? Nesse caso, você pode querer considerar aproveitar o poder de um funil inteligente.

Um funil inteligente pode ajudá-lo a segmentar melhor seu público, preparar seu funil para obter a máxima eficácia e otimizar sua taxa de conversão!

Neste blog post, você vai ver mais de perto como ele pode beneficiar sua empresa e fornecer algumas dicas sobre como começar.

Vamos nessa?

O que é um funil de vendas?

Primeiro, vamos começar pelo básico.

Um funil de vendas é um processo que as empresas usam para converter leads em potenciais em clientes pagantes. Ele tem várias etapas, começando com a conscientização e o interesse, seguido pela consideração e, por fim, pela decisão.

As empresas usam estratégias diferentes para nutrir leads em cada estágio do funil, e nem todos os leads chegarão ao fim. Mas, aqueles que passam por todo o funil têm maior probabilidade de serem de alta qualidade e estarem realmente prontos para comprar.

Existem muitas maneiras diferentes de criar um funil de vendas, mas uma abordagem comum é conhecida como marketing de entrada. Os funis de marketing de entrada geralmente começam com conteúdo que atrai as pessoas (como postagens de blog ou e-books), seguidos por ofertas que fornecem mais valor (como webinars ou testes gratuitos) e, finalmente, formulários de captura de leads que coletam informações de contato para acompanhamento.

Outro tipo comum de funil de vendas é o outbound marketing, que se concentra em alcançar clientes diretamente em potencial por meio de canais como ligações não solicitadas ou marketing por e-mail. Os recursos de marketing de saída geralmente têm menos etapas do que os de entrada, pois não dependem do tráfego orgânico dos botões de pesquisa ou das mídias sociais.

Não importa que tipo de funil de vendas você usa, existem alguns componentes-chave que todos os funis eficazes têm em comum:

Metas e objetivos claros;

Um público-alvo bem definido;

Ofertas atraentes;

Formulários eficazes de captura de leads.

Entendendo um funil inteligente

Antes de qualquer coisa, quero que você entenda a definição de funil inteligente, ok?

O que é um funil inteligente?

Um funil inteligente é um processo de vendas controlado que usa dados e tecnologia para rastrear, nutrir e converter leads em clientes. Ao automatizar tarefas repetitivas e acompanhar as confortáveis ​​com os clientes, um funil inteligente pode te ajudar a fechar mais negócios com menos esforço.

Para criar um, você precisa começar entendendo seu mercado-alvo e que ele procura em cada etapa da jornada de compra. Em seguida, você pode criar ofertas atraentes e páginas de destino que os guiarão sem problemas durante o processo de compra. Por fim, você precisa acompanhar e analisar seus resultados para poder otimizar continuamente seu funil para obter resultados ainda melhores.

Qual é a diferença entre um funil inteligente e um comum?

A principal diferença entre um funil inteligente e um comum é que um funil inteligente usa dados e tecnologia para automatizar tarefas repetitivas e acompanhar como confortável do cliente. Isso permite que você feche mais negócios com menos esforço. Fácil de diferenciar, né?

Prepare seu funil para máxima eficácia!

Você não pode simplesmente configurar um funil e esperar que funcione sem fazer alguma pesquisa primeiro.

Se você deseja criar um funil de vendas de eficácia, precisa começar estimando seu mercado-alvo, como já te disse anteriormente.

Isso o ajudará a determinar quantas pessoas você precisa alcançar para gerar o número desejado de vendas. Para fazer isso, você precisará considerar coisas como:

O tamanho do seu mercado-alvo;

O poder de compra dele;

A localização geográfica e demografia do seu mercado-alvo.

Depois de ter uma boa compreensão de quem é seu mercado-alvo, você pode começar a criar mensagens que ressoem com eles.

Identifique suas metas de vendas

É hora de identificar as suas metas de vendas. Essas são as pessoas com maior probabilidade de comprar o que você está vendendo. Para encontrar essas pessoas, você vai precisar observar coisas como:

Seus hábitos de compra;

Seus pontos de dor;

Suas motivações para comprar.

Depois de ter uma boa compreensão de quem é seu cliente ideal, você pode começar a criar mensagens direcionadas que atendam diretamente às suas necessidades.

Escolha as plataformas certas

Para atingir seu público-alvo, você precisa escolher uma determinada plataforma. Há uma variedade de canais de marketing diferentes que você pode usar, mas nem todos serão eficazes para todos os negócios. Para escolher a plataforma certa, você precisará considerar coisas como:

Seu orçamento;

Seus objetivos;

Seu público-alvo.

Depois de saber onde seu público-alvo fica on-line, você pode começar a criar conteúdo que os alcançará onde eles estiverem.

Otimize seu funil para alta conversão

Sua página de destino é a primeira impressão que os clientes em potencial terão de sua empresa, por isso é importante garantir que ela seja otimizada para conversão.

Há algumas coisas importantes a serem lembradas ao otimizar suas páginas de destino:

1. Mantenha a simplicidade: Quanto mais informações você tentar colocar em sua página de destino, mais provável será que os visitantes fiquem sobrecarregados e cliquem para sair. Atenha-se ao essencial – um breve título, uma breve descrição do que você está oferecendo e um botão de chamada para ação (CTA).

2. Faça seu botão CTA se destacar: Seu botão CTA deve ser exibido com destaque e impossível de perder. Use uma cor que contraste com o restante da página e torne o texto claro e conciso (por exemplo, “Compre agora”, “Inscreva-se” etc.).

3. Use uma cópia persuasiva: O texto em sua página de destino deve ser convincente e persuadir os visitantes a agir. Use títulos fortes e linguagem poderosa para defender seu caso.

4. Incluir prova social: A prova social é um poderoso princípio psicológico que pode aumentar as taxas de conversão em até 34%. Inclui depoimentos de clientes satisfeitos, bem como logotipos de empresas ou organizações conhecidas com as quais você trabalhou.

5. Use imagens com moderação: As imagens podem ajudar a quebrar blocos de texto e adicionar interesse visual, mas também podem distrair se usadas com muita liberalidade. Use imagens criteriosamente e certifique-se de que sejam relevantes para a oferta em questão.

Mostre suas ofertas

Assim que os clientes em potencial estiverem em sua página de destino, você precisa dar a eles um motivo para converter, mostrando a eles suas ofertas.

Certifique-se de que suas ofertas sejam exibidas com destaque na página e incluindo todas as informações relevantes, como preços, recursos, benefícios etc. Se você tiver várias disponíveis, use o teste A/B ofertas para determinar qual delas converter melhor.

Automação como seu braço direito

Se você não estiver usando alguma forma de automação de marketing para seu funil de vendas, estará perdendo uma grande oportunidade de aumentar as opções (sem mencionar a economia de tempo e dinheiro).

A automação pode ajudar em tudo, desde campanhas de marketing por e-mail até anúncios direcionados em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram.

Existem muitas plataformas diferentes de automação de marketing disponíveis; escolha uma que se integra perfeitamente com as outras ferramentas em sua pilha de funil de vendas (como seu CRM).

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