Por: Ricardo Luiz Vicari
Os GPS são equipamentos desenvolvidos para uso militar e que foram popularizados com a ajuda de telefones e equipamentos portáteis. Para empresas, eles se tornaram uma das diversas ferramentas mobile que auxiliam no dia a dia corporativo.
O uso da geolocalização para equipes técnicas em campo permite a identificação de horários de chegada e de saída de atendimentos e o controle de rotas. Além disso, é possível verificar em tempo real paradas não autorizadas, desvios de trajetos e o tempo estimado de chegada em um local. Entretanto, a utilização dessa tecnologia de maneira inteligente deve ser feita com o auxílio de um software especializado.
Se você quer saber mais sobre como o GPS está auxiliando empresas e a importância dele para o melhor trabalho das equipes de campo, leia o nosso texto de hoje!
Como o GPS funciona
O serviço de geolocalização via satélite (ou simplesmente GPS) utiliza conexões de rede e via satélite para identificar a posição de um aparelho. Ao conectar-se com três pontos distintos, ele realiza cálculos de triangulação que permitem identificar a latitude e a longitude de alguém com alta precisão.
Assim, é possível utilizar serviços de mapas, rotas em tempo real e social media com mais precisão e praticidade.
Conexão com satélites que aumenta a qualidade da prestação de serviços
O GPS evoluiu rapidamente de uma tecnologia de uso restrito a militares e pesquisadores para algo acessível na palma das mãos para qualquer um que possuir acesso à internet. Para os usuários finais, os serviços de geolocalização revolucionaram a forma como lidamos com redes sociais e a comunicação interpessoal.
Já no mundo corporativo, o GPS é uma ferramenta de trabalho e de fiscalização de colaboradores. Das empresas de logística às que trabalham com prestação de serviços, as vantagens são inúmeras. Entre elas, podemos destacar:
Rastreamento de equipes de campo
Com o auxílio de um software especializado, é possível verificar a localização e a disponibilidade de um funcionário de campo em tempo real. Assim, gerentes podem planejar o agendamento de novas tarefas com mais eficiência e mais agilidade.
Estimativa de prazos de entrega mais precisas
Com o uso de serviços de GPS integrados ao sistema de trânsito de uma cidade, uma companhia pode calcular mais facilmente o tempo de entrega de um produto (ou o de chegada de um funcionário ao campo de trabalho). Isso auxilia a empresa a evitar atrasos e, dessa forma, melhora a experiência do consumidor.
Produtividade aumentada
A geolocalização pode ser utilizada para aumentar a produtividade de funcionários ao permitir a antecipação de rotas com trânsito ruim. Ao auxiliar times de campo a chegarem no local de trabalho mais rapidamente, o GPS acaba se tornando uma ferramenta de produtividade e de melhoria da qualidade do serviço prestado.
Implementação do GPS na sua empresa
Em todos esses cenários, o serviço de localização passa a ser útil graças ao sistema de gerenciamento de GPS. Ele deve ser capaz de se conectar a uma série de aparelhos. Assim, o gestor poderá ter acesso à localização dos seus times de campo em tempo real.
Da mesma forma que a computação em nuvem, ao ser aplicado ao lado de outras tecnologias mobile, o GPS pode revolucionar os processos corporativos de uma empresa.
E você, como já implementou a geolocalização para equipes técnicas em campo na sua empresa? Compartilhe seus desafios conosco, deixando seu comentário!
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