Dentro da metodologia Scrum, podemos dizer que existem três pilares: transparência, inspeção e adaptação. O Product Owner (traduzindo-se para Dono do Produto) é o responsável por trabalhar com essa metodologia, além disso, ele atuará como um “procurador”do cliente, sendo responsável por trabalhar com gerenciamento de produto em áreas como: desenvolvimento de software, e-commerce, treinamentos digitais etc.
O cargo de Product Owner atualmente está em 1º lugar segundo o Mapeamento de Empregos Emergentes realizado pela WEF, visto como uma profissão que não para de crescer atualmente, tem atraído a atenção de diversas empresas para contratar o profissional ideal.
O P.O. deve possuir algumas características se quiser ser considerado um profissional de sucesso, afinal, ele será responsável por traçar o roteiro do produto de acordo com cronogramas, entendendo o que é prioridade ou não.
Hoje iremos listar algumas skills necessárias para ser um P.O. de sucesso.
1) MANTER O CLIENTE SATISFEITO
Manter um cliente satisfeito vai muito além de fazer apenas o que ele deseja. Cabe ao Product Owner ter a habilidade de olhar além dos pedidos e enxergar reais possibilidades e, talvez, até opções que os clientes não pensaram.
2) FLEXIBILIDADE
O Product Owner trabalha constantemente com grupos diferentes, pois está sempre em contato com equipes, desenvolvedores, clientes, outros P.O. e, ao mesmo tempo, precisa garantir que todos estão alinhados sobre o tempo de entrega, orçamento e requisitos.
3) RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Complementando a flexibilidade, Products Owners precisam lidar com clientes com temperamento difícil, pedidos complexos, ou até mesmo equipes desalinhadas. É necessário que o profissional esteja preparado para resolver essas “dores de cabeça” atuando como mediador ou negociador entre as partes envolvidas.
4) SABER MEXER COM SCRUM
Como dito inicialmente, o P.O. irá liderar projetos ágeis, logo, ele precisa saber como a ferramenta funciona propriamente. Essa habilidade é essencial para ajudar os membros da equipe a seguir os processos certos no momento do desenvolvimento do produto. Embora alguém possa argumentar que esta é uma responsabilidade central de um Scrum Master, os Product Owners sem essa habilidade podem ter dificuldades.
5) GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Um P.O. não é gerente de projetos, mas ambos devem ter habilidades parecidas quando se trata de gerenciar e liderar uma equipe de desenvolvimento ágil, pois ele também irá aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas para atingir os objetivos. Um Product Owner executa todas essas tarefas ao trabalhar com a equipe de desenvolvimento.
Eles definem a visão do produto, solicitam itens do backlog, os priorizam, monitoram e controlam o processo de desenvolvimento e, finalmente, fecham o projeto quando finalizado. Eles têm a propriedade do produto, o que significa que são donos do projeto e são responsáveis por seu sucesso (ou fracasso).
6) TOMADA DE DECISÃO
O Product Owner usa suas habilidades técnicas, analíticas e de comunicação para tomar decisões cruciais para que a trajetória do produto seja completa. Essa habilidade é essencial para o papel tanto em pequenas escolhas diárias quanto em decisões de extrema importância. Depois de identificar um problema, os P.O. coletam todas as informações relevantes, encontram várias maneiras de lidar com ele, decidem a melhor opção, implementam e avaliam os resultados.
7) LIDERANÇA
Os P.O. geralmente lideram equipes maiores e contam com um trabalho em equipe eficaz. Para serem mais produtivos, eles ajudam sua equipe Scrum a se concentrar em objetivos comuns e colaborar para o sucesso. Ele trará a visão para a equipe, orientará os membros da equipe e negociará o backlog para que a equipe alcance as metas.
8) GERENCIAMENTO DE TEMPO
Muitos projetos possuem um tempo muito restrito para serem executados, cabe ao P.O. saber cumprir os prazos corretamente, para isso, ele deve manter a equipe alinhada e delegar tarefas. Enquanto isso, deve manter o cliente constantemente atualizado.
Além de todas essas skills, o Product Owner precisa de algumas soft skills para alcançar o sucesso, como:
boa comunicação
empatia
boa capacidade de análises
habilidades básicas de domínio do sistema
ser presente
Um bom P.O. não nasce da noite para o dia, ele precisará trabalhar suas habilidades para fortalecê-las diariamente, pois são através dela que o profissional poderá liderar projetos, equipes e, consequentemente, superar todas as adversidades para entregar seus projetos de maneira excepcional.
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