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7 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Mundo do Marketing
11 de agosto de 2014 - 18:03

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Criar um novo site ou reformular a página de uma empresa não é o suficiente para garantir a visibilidade do negócio e torná-lo altamente eficiente. Para vender mais online, é necessário traçar uma estratégia que potencialize a exposição no meio virtual e, consequentemente, aumente a taxa de conversão, que pode variar de acordo com o objetivo particular de cada negócio.

Existem várias ferramentas no mercado que podem otimizar essa performance, mas irá se destacar quem utilizá-las a partir das informações que elas geram, mapeando comportamentos e identificando interessados. Confira abaixo algumas dicas de Jorge Py Velloso Filho, fundador e CEO da Reweb, empresa especializada em comércio eletrônico.

1. Avaliar o segmento do mercado

Cada vez mais o custo de conversão do Google vem aumentando, assim como a dificuldade de se colocar os sites nas primeiras páginas da busca orgânica. Mas não adianta ser encontrado se o site não for eficiente. É fundamental conhecer o segmento do mercado em que se está atuando, avaliar se o produto é de venda simples ou complexa, e conhecer bem o cliente. Com essas informações será mais fácil definir a estratégia de venda e atrair a atenção de quem está navegando.

2. Mexer com os anseios do usuário

Entender o que o usuário está buscando ao acessar o site é uma estratégia para atraí-lo para a página e motivá-lo a comprar o produto ou serviço. Para isso, é preciso possuir uma página otimizada que consiga captar os dados de quem está visitando aquele espaço. Em um site de uma imobiliária ou construtora, por exemplo, o possível comprador normalmente que saber se um determinado imóvel cabe ou não no seu orçamento. Neste caso, um simulador de financiamento seria a ferramenta ideal para fornecer a informação que o cliente procura e assim “capturá-lo”.

3. Mensurar os efeitos da exposição

Há uma série de variáveis e ferramentas, como as disponibilizadas pelo próprio Google ou sites similares, que aumentam a exposição no meio virtual. Porém, seus efeitos geralmente não são mensurados como deveriam, ou seja, nem sempre se sabe qual meio exatamente foi responsável pela efetivação de um negócio. Por serem ferramentas analíticas, elas não trabalham com dados para extrair uma informação gerencial, como a origem do acesso do usuário. Este dado é essencial na identificação de leads quentes e palavras-chave que ativaram a busca no AdWords, por exemplo. Daí a importância de se trabalhar com ferramentas que mensuram não só o quantitativo, mas também o qualitativo.

4. Buscar leads com alta qualificação

A oferta de leads, de modo genérico, cria oportunidades de negócios via exposição na web, mas é preciso saber diferenciá-los. Identificar as palavras-chave que ativam a venda qualificada é fundamental para que se possa focar o máximo possível nelas. Não adianta gerar 1.000 leads e apenas 100 se converterem em vendas. Se forem gerados 150 com esse mesmo resultado, o aproveitamento certamente será melhor e o gasto menor. Muitos leads frios podem desgastar a equipe comercial.

5. Medir resultados

Possuir mecanismos para mensuração de resultados, análise e compreensão sobre o que se está fazendo e qual a melhor maneira de fazê-lo, pode servir de base para a ação da equipe de vendas. Criando-se uma ferramenta como um painel que mostre as métricas estabelecidas em determinado período é uma boa forma de acompanhar o que está sedo feito online.

6. Mapear comportamentos

Mensurar o que proporciona resultados efetivos e identificar a metodologia a ser empregada é fundamental. Assim, em uma divulgação em mídias sociais é preciso saber, por exemplo, qual horário é mais adequado para postar algo sobre determinado assunto ou qual tema interessa mais seu grupo de seguidores.

7. Otimizar o próprio site

Além do mapeamento de variáveis que elevam a exposição, outra questão é o próprio site. Normalmente o desenvolvedor cria a página e, depois que finaliza o trabalho, sai de cena. Isso é um erro. Em geral, as páginas de internet para vendas dispõem de dados sobre os produtos ou serviços comercializados, mas não geram informações para a empresa. Há maneiras de se ter acesso a isso. Muitas vezes, não é necessário um site novo, mas apenas a instalação de alguns softwares que permitem pautar a atuação da equipe de vendas, levando-a diretamente a quem quer comprar.

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