Por: Fernanda Balieiro
A centralização do cadastro de clientes vai transformar sua rotina de atendimento e, consequentemente, suas vendas
As empresas têm passado por algumas dificuldades no atendimento em virtude da falta de comunicação entre os departamentos. Em muitos casos, problemas que poderiam ser tratados em minutos demoram horas ou até dias para que a informação se alinhe por completo entre os funcionários.
Uma medida que ajuda a minimizar esse tipo de questão é a centralização de dados do cadastro de clientes por meio de um software para a gestão comercial. Dessa forma, vários processos de sua empresa vão ser otimizados.
Quer saber como? Conheça 5 motivos para você começar já!
Motivo #1 – Conexão de informações
A centralização do cadastro de clientes, fornecedores ou parceiros facilita o processo de consulta sobre as informações de cada cliente. Por isso, os problemas de comunicação entre departamentos são minimizados.
Quando, por exemplo, um cliente entrar em contato com sua empresa para tratar do posicionamento de um pedido, qualquer colaborador que tiver acesso liberado ao sistema obterá a informação rapidamente, sem a necessidade de consultar outros departamentos ou fazer perguntas desnecessárias para entender com o cliente o que ele precisa. Isso agiliza a solução de problemas e torna o atendimento mais eficiente.
Outro ponto importante da centralização é o registro de todas as informações, que você confere abaixo!
Motivo #2 – Registro de informações
O cadastro de clientes consolidado aumenta o acervo de informações a respeito dos clientes e permite uma leitura completa de todas as personas de sua carteira, bem como suas preferências e interesses.
Isso facilita a tomada de decisão, a mudança ou gerenciamento de processos de atendimento e a implementação de novidades em produtos, serviços ou processos e promoções assertivas para sua base.
Imagine que cada vendedor de sua equipe guarde as anotações referentes a seus principais clientes em cadernos dentro do carro. E se o veículo for roubado? Seu arquivo vai junto! O mesmo vale para o uso de diversas planilhas arquivadas em computadores diferentes. E se uma dessas máquinas quebra? Tchau tchau clientes!
Outra situação bastante comum é quando o vendedor pede demissão e leva consigo todas as informações de sua carteira. Quem fica para atender seus clientes então precisa começar o trabalho do zero (nova investigação de persona), o que pode gerar certo desconforto para o cliente.
Motivo #3 – Gestão do relacionamento
Um aplicativo para gestão comercial auxilia na gestão do relacionamento com o cliente, pois centraliza todas informações do mesmo – suas preferências, últimas requisições, reclamações, atendimentos já realizados, necessidades especiais, entre outros dados valiosos que podem favorecer a agilidade do departamento de Vendas ou da área de Customer Success (CS), aprimorando assim a experiência do cliente com sua empresa.
Motivo #4 – Melhora na conversão de vendas
Com ligações objetivas e atendentes preparados com informações consistentes dos clientes, é possível melhorar o atendimento e o resultado de vendas por telefone ou outros meios. Nessa condição, os atendimentos deixam de ser robotizados e passam a ser personalizados.
Com um cadastro eficiente de clientes, é possível estreitar o relacionamento, o que traz ainda mais benefícios para sua empresa, como a fidelização desses consumidores, indicações positivas para o mercado, entre outros.
Motivo #5 – Credibilidade
Ter equipes munidas de informações é um diferencial. O cliente sente mais credibilidade ao entrar em contato com sua empresa ou ao receber seu contato quando percebe que os vendedores ou profissionais de CS possuem as informações necessárias e atendem com agilidade e eficiência. Assim, a organização de sua empresa fica evidente. E organização é sempre um bom sinal!
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