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4 motivos para uma equipe perder vendas

por: Angelica Balthasar
em: Vendas
fonte: Agendor
03 de fevereiro de 2013 - 17:06

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O que acontece quando a equipe de vendas não é guiada pelo foco no tempo de compra do cliente?

Vendedores profissionais de uma equipe de vendas precisam se acostumar a ouvir um número significativos de NÃOs e além disso, não se deixar abater por isso.

Diferentemente do que a maioria pensa, não existe uma fórmula ou estatística que comprove que, após um número qualquer de NÃOs, uma venda acontece. Isso simplesmente não existe.

Nem sempre é possível ganhar todos os clientes e, por mais alto que seja o poder de fechamento de uma equipe de vendas, o NÃO faz parte do dia-a-dia dos vendedores.

Será que é possível diminuir o número de rejeições em uma empresa? Ou será que esse número sempre será o mesmo?

A resposta é SIM. Pode-se diminuir o número de NÃOs que uma equipe de vendas recebe, simplesmente se tivermos a capacidade de entender o erro e evitarmos repeti-lo novamente. Esse é o primeiro passo.

Outro passo muito importante para aumentar a taxa de fechamento de uma equipe de vendas, é a constante capacitação dos vendedores. Esse é o segundo passo.

Uma equipe de vendas composta de vendedores profissionais sabe que aperfeiçoamento é a palavra-chave em vendas. Estar atento às mudanças ajuda a conhecer as ferramentas que podem auxiliar nas vendas.

Pensando nisso, você já parou para pensar quais são os erros mais cometidos pela equipe de vendas que fazem com que os vendedores percam as vendas?

1. Tratar a venda como algo garantido.

Quando a venda acontece? Quando o cliente diz sim, ou quando o contrato está assinado e tudo certo para a entrega do produto (ou execução do serviço)?

Obviamente a segunda opção está correta. Um cliente que diz que fechará, ainda não fechou. Um cliente que diz que está fechado, também não fechou. Um cliente que se senta em frente ao seu contrato e não o assina, não fechou o contrato também.

É importante ter isso em mente pois a venda só acontece quando o contrato está assinado.

Caso contrário, o vendedor ainda não vendeu.

Equipes de vendas superconfiantes têm o péssimo hábito de contar com a palavra do cliente, se ficarem muito confiantes em relação a venda e acabarem perdendo por conta disso.

Isso é mais comum do que se imagina. Primeiro, porque todo vendedor adora vender e ouvir do cliente que vai comprar já é motivo pra ficar feliz. Segundo, porque muitas vezes depois que um vendedor escuta isso, ele se acomoda e esquece de cuidar do cliente, abrindo brecha para a concorrência.

A venda não acontece no momento do SIM, mas no momento da assinatura do contrato, ou do pagamento.

Lembre-se disso da próxima vez em que a sua equipe de vendas disser que vendeu algo, mas não tiver a negociação concretizada.

2. O processo de vendas é do cliente ou da empresa?

Você já parou para pensar que cada cliente – seja B2B ou B2C – tem um momento de compra diferente?

As pessoas e empresas não são iguais. Então, como querer encaixar os processos internos de cada um dentro dos processos padronizados de uma empresa?

Sim. É preciso entender como criar um processo de vendas bem definido dentro das emrpesas. Porém, ao mesmo tempo, esse processo não pode interferir nos processos internos das pessoas.

Estamos diante de um erro repetitivo da equipe de vendas. Muitas vezes, o vendedor acredita que a negociação está uma certa fase, de acordo com o processo interno da empresa, enquanto o cliente está em outra etapa da venda.

Há uma falta de sintonia entre a cabeça dos clientes e o que a equipe de vendas acredita. Isso porque o que para a equipe de vendas pode ser um sinal de compra, para o cliente pode ser apenas uma dúvida não esclarecida na apresentação.

Antes de passar para a próxima etapa da venda, tenha consciência de que o cliente está preparado.

Essa deveria ser uma preocupação de toda a equipe de vendas para aumentar os resultados.

3. O vendedor desiste de tentar até o final.

Qual é o momento certo de deixar de ligar para um cliente e perguntar sobre uma proposta, ou perguntar sobre a data daquela reunião que ele desmarcou?

Qual é o momento em que a equipe de vendas deve desistir do cliente, porque ele não quer comprar, ou porque sempre arruma uma desculpa?

A verdade é que, até que o cliente deixe claro que não quer mais conversar com a empresa e com o vendedor, o contato deve existir!

Porém não é isso que acontece. Quando uma equipe de vendas acha que um cliente perdeu o interesse pelo produto ou serviço, eles simplesmente deixam o cliente de lado. Não ligam, não perguntam se há dúvida, não tentam marcar um segundo encontro.

Com isso, mesmo que o cliente estivesse interessado e apenas precisando de mais um tempo, a empresa perde a chance de vender.

Sempre mantenha contato com o cliente até que ele deixe bem claro que perdeu o interesse pela sua empresa.

Pode parecer que a equipe de vendas está pegando no pé do cliente, mas quando o cliente tem interesse, ele ficará satisfeito em saber que é lembrado.

4. Achar que o cliente não existe após a venda.

Depois que a venda é feita, o cliente é esquecido.

Só que ele deveria receber a mesma atenção que recebia antes de comprar. Não é porque um cliente comprou de uma empresa que ele não precisa mais de atenção.

O pós-venda precisa ser uma etapa da venda muito bem trabalhada pela equipe de vendas. Sendo assim, o cliente precisa continuar sendo o centro das atenções.

Quando a equipe de vendas se esquece do cliente após a venda, ele se sente abandonado e acredita que a empresa só queria tirar o seu dinheiro. Quando a equipe de vendas se relaciona com ele mesmo após a venda, estão trabalhando em uma coisa mais importante do que uma venda: um relacionamento.

Não perca a oportunidade de criar relacionamentos com seus clientes.

É justamente isso que vai fazer com que ele continue comprando.

A prática leva à perfeição.

Sendo assim, quanto mais ajustes aos erros a equipe de vendas fizer, mais próxima de se transformar em uma equipe de excelência. Quanto mais corrigir falhas, mais uma equipe cresce e suas atitudes influenciam diretamente no resultado final.

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