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10 de agosto de 2015 - 18:07

3-formas-de-usar-a-concorrencia-para-comecar-uma-disseminacao-boca-a-boca-televendas-cobranca

Por: Fernando B. T. Leite

Uma pequena competição, entre os seus clientes, ou com os seus próprios concorrentes, é uma grande maneira de começar conversas.

A seguir, estão três maneiras de fazer isto:

  1. Roleta
  2. Rivalidades
  3. Reconhecimento

1. Roleta

Os produtos mais notáveis são os que têm a disseminação boca a boca embutida neles, os que são mais divertidos para um maior número de pessoas. Por exemplo, o Doritos Roulette é um saco com Doritos normais misturados com um punhado de unidades mais apimentadas, de modo que você nunca sabe qual delas está pondo na boca. Pessoas têm enviado ao fabricante vídeos que as mostram jogando Roleta com Doritos junto a amigos e fotos tiradas com o próprio celular (selfies), quando elas mordem uma unidade mais apimentada.

2. Rivalidades

Todos gostam de uma boa rivalidade entre boas comidas, como as rivalidades entre o American e o Lafayette Coney Island, que são dois restaurantes de Detroit especializados em Hotdogs apimentados e com cebola (chamados em Detroit de Coney Islands) e que ficam lado a lado; e entre o Pat’s e o Geno’s cheesesteaks que ficam em Filadélfia. Estas rivalidades podem ser profundamente polarizadoras nas suas cidades, mas, a polarização também significa fãs, que falam alto e que são orgulhosos. Além disso, para os turistas, a rivalidade entre restaurantes é uma atração e uma boa razão para visitar ambos os estabelecimentos e para contar a todo mundo o que eles acharam.

3. Reconhecimento

O orgulho é um grande motivador da disseminação boca a boca. Quando os seus fãs se sentem um pouco “donos” da sua marca, eles têm uma maior probabilidade de contar isso a alguém, pois eles acham que isso diz respeito a ELES e não a VOCÊ. Por exemplo, a Domino Pizza criou um aplicativo que permite que os seus fãs personalizem a sua própria pizza, deem nome a ela e até ganhem algum dinheiro, que é enviado a alguma obra de caridade em seu nome, quando alguém a pede. Personalizar uma pizza não é novidade, mas ao dar um aspecto empresarial ao que os clientes já fazem, a empresa Domino Pizza tornou isso muito mais notável.

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