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24 de agosto de 2015 - 18:07

10-desculpas-comuns-entre-quem-nao-faz-planejamento-estrategico-comercial-televendas-cobranca

Por: Marcelo Caetano

Recentemente, conduzimos na VendaMais a mais completa pesquisa já feita no Brasil sobre Planejamento Estratégico Comercial.

Nosso objetivo era entender o panorama do que chamamos de PEC, saber quem faz, quem não faz, como faz e assim por diante.

Mais de 500 gestores comerciais responderam aos nossos questionamentos. E o que descobrimos foi que ainda há um longo caminho a ser percorrido até que as empresas brasileiras entendam de uma vez por todas a importância de planejar estrategicamente suas ações comerciais. Tanto é que o primeiro e-book gratuito resultado da pesquisa apresenta:

  • 10 erros comuns em Planejamento Estratégico Comercial;
  • 9 desculpas comuns entre quem não faz Planejamento Estratégico Comercial;
  • O grande motivo para você deixar tudo isso de lado e começar a fazer JÁ seu Planejamento Estratégico Comercial para 2015.

Bacana, não?

O e-book está disponível para download neste link abaixo. Baixe o seu exemplar agora mesmo!

http://planejamento.vendamais.com.br/ebook1/#

10 ERROS COMUNS EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMERCIAL – E AS 9 “DESCULPAS” QUE MAIS SE REPETIRAM

Os dez erros mais citados entre os participantes da nossa pesquisa (e que analisamos no e-book) foram estes:

  1. Metas irreais – muito acima ou muito abaixo da capacidade e realidade da empresa
  2. Não selecionar as pessoas adequadas para executar o que foi planejado
  3. Mudar diversas vezes o plano, as metas e os indicadores de performance
  4. Basear-se em métodos ultrapassados
  5. Não acompanhar e não registrar os resultados
  6. Falta de metas mais objetivas (muito amplo)
  7. Não levar em conta cenários externos
  8. Falta de comunicação com a equipe de vendas
  9. Falta de finalização das ações
  10. Falta de cobrança de resultados

E as nove desculpas foram estas:

  • Inconsistência do mercado econômico brasileiro
  • Não saber como colocar em prática algo objetivo e prático
  • Falta de informações sobre as operações
  • Falta de tempo
  • Falta de envolvimento e participação dos vendedores
  • O planejamento até é feito, mas não consigo acompanhar e colocar em prática o que foi planejando
  • Falta de conhecimento sobre como fazer/montar um planejamento
  • Não saber como estipular metas e prazos de entregas
  • Desconhecimento de métodos e modelos

Se identificou com algum (ou com alguns) destes tópicos? Baixe já o e-book para conferir a análise que Raúl Candeloro e eu fizemos sobre eles. Você com certeza vai repensar a forma como vê o PEC na sua empresa. Aproveite!

VEM AÍ!

Como eu disse no início deste post, este é apenas o primeiro material que produzimos a partir da pesquisa sobre Planejamento Estratégico Comercial. Outros e-books vêm aí, a edição de outubro da VendaMais será inteirinha dedicada ao tema, publicaremos um infográfico com os principais dados da pesquisa e assim por diante.

Ficando de olho aqui no blog você saberá de todas as novidades – e com a ajuda de tudo isso fará um Planejamento Estratégico Comercial impecável. Pode apostar!

Sucesso!

Boas vendas.

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