Utilize a busca da rede social para localizar vagas que se encaixam em seu perfil
Por: Elaine Martins
As redes sociais que utilizamos na internet têm as mais diversas finalidades. Além da parte de entretenimento e informação, também é possível encontrar emprego sem sair da frente do computador.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada mais para mostrar o perfil profissional das pessoas. Nele, você expõe suas experiências, competências e formação para empresas do mundo todo. É uma forma de encontrar parcerias, investidores e empreendedores sem deixar o conforto da sua casa.
Diferente de uma rede social como o Facebook, a ideia do LinkedIn não é ser um lugar para você encontrar amigos ou conhecer pessoas novas, compartilhar fotos ou pensamentos pessoais. Trata-se de um local para você adicionar informações de cunho profissional e localizar conexões associadas à sua carreira ou negócio.
O Tecmundo já ensinou você a criar uma conta no serviço e também que tipos de informação devem ser colocados. Agora, é hora de descobrir como fazer para buscar os anúncios de vagas colocados pelas empresas presentes na rede.
Abaixo você confere algumas dicas de como utilizar a ferramenta de busca do LinkedIn e ficar por dentro das oportunidades que o mercado tem para oferecer.
Você vai precisar de…
• Uma conta no LinkedIn.
Como buscar vagas
1) Na página principal do LinkedIn, clique na opção “Empregos”, que pode ser vista na barra de ferramentas superior da tela.
2) Agora, selecione o item “Localizar empregos”.
3) A tela seguinte traz um campo de pesquisa, no qual você pode digitar os termos a serem buscados.
4) Depois de adicionar todas as palavras na caixa de busca, é só clicar em “Pesquisar” e aguardar alguns instantes até que os resultados sejam mostrados na tela.
5) A página do conteúdo encontrado pelo filtro do LinkedIn traz os itens bem organizados e classificados de acordo com a relevância deles para o seu perfil.
6) Na coluna mais à esquerda da janela de resultados, você encontra diversos itens que podem ser utilizados para filtrar um pouco mais a pesquisa realizada.
Você pode, por exemplo, escolher apenas as vagas mais próximas da sua localização. Para isso, é só inserir o CEP no campo indicado e aguardar o final do processamento das informações.
Busca avançada
O sistema de filtros também pode ser utilizado a partir da busca avançada oferecida pelo LinkedIn. Para acessar essas opções, é só acessar a guia “Pesquisa avançada” na tela de pesquisa por vagas.
Além das palavras-chave, do cargo e da localidade, você pode escolher ainda o período dos anúncios, a função pretendida e o nível de experiência. A forma de classificação dos resultados pode ser personalizada também, é só escolher a opção que mais agradar no campo “Classificar por”. Para algumas localidades, a pretensão salarial também pode ser preenchida.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Boa noite Elaine Martins.
Um resumo bastante objetivo e simples de compreender. Vou seguir essas dicas para ver se consigo uma vaga em publicidade no difícil mercado de empregos do Rio de Janeiro.
gostei disso!
Bom dia Elaine !
Excelente artigo, simples direto e objetivo
Abraços,