Cada vez mais profissionais são colocados no mercado de trabalho por meio das mídias sociais. Confira seis dicas para transformar seu perfil e ser contratado
Sua presença nas redes sociais pode ser a diferença entre conseguir o emprego que deseja ou permanecer na fila de espera por uma vaga. Cada vez mais profissionais são colocados no mercado de trabalho por meio das mídias sociais, como Facebook e LinkedIn, e plataformas de recursos humanos online. Para conseguir se destacar, porém, é importante ter o perfil bem configurado e preenchido. Confira 6 dicas para transformar seu perfil e ser contratado:
Área de atuação
Antes de investir tempo nas redes sociais, confira se as empresas e profissionais de sua área de atuação estão presentes nestas plataformas. Pessoas que trabalham com entretenimento, propaganda, vendas, recrutamento e comunicação, por exemplo, costumam marcar forte presença nas redes.
Mesmo com um perfil no Facebook que se encaixe nas exigências dos recrutadores, é importante que você também crie um perfil no LinkedIn, a rede social especializada no mundo profissional. Como seus contatos profissionais são parte essencial da mudança para ser contratado, você não deve concentrar todos os esforços em apenas uma plataforma.
Mude as configurações de privacidade
Seu perfil deve ser público e acessível para que qualquer recrutador possa identificá-lo. Entretanto, é importante manter seus dados dentro de certo limite de informação para não comprometer sua segurança.
Informações sobre você
Escreva ou altere as informações que coloca em seu perfil para que contenham os dados mais atualizados sobre sua formação acadêmica, experiência profissional e atividades extras, como trabalho voluntário ou participação em conferências, por exemplo. Esses dados devem descrevê-lo de tal forma que o recrutador possa ver sua personalidade profissional, enxergá-lo como pessoa e também como possível contratado. Atenção: revise o texto para que não contenha nenhum erro de ortografia ou concordância.
Aspectos da personalidade
Determinados aspectos de sua personalidade, como hobbies, devem ser apresentados em seu perfil, já que complementam as informações profissionais.
Atualizações de perfil
Suas atualizações de status devem ser escolhidas com cuidado e atenção. Você pode compartilhar conteúdos sobre negócios, parcerias, novos projetos e outros materiais relacionados à sua carreira e interesses profissionais.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!