Por: Daniela Knapp Vargas
Ao participar de várias entrevistas de emprego, percebe-se que as perguntas feitas pelos consultores geralmente são muito parecidas. Existem aquelas perguntas clássicas que nenhum candidato consegue fugir, alguns tiram de letra, mas já outros se sentem embaraçados e se atrapalham na hora de responder.
Mas afinal de contas, porque as perguntas são tão parecidas? Porque existem alguns dados básicos fundamentais que as empresas contratantes necessitam para fazer uma boa avaliação do seu perfil e esses dados são sempre coletados através dessas perguntas.
Enfim, como se dar bem na entrevista? A dica é: PREPARE-SE. Formule as respostas antes e estruture o que vai falar sempre pensando em que impressão irá passar ao entrevistador.
Confira algumas perguntas e dicas abaixo:
“Porque você escolheu essa carreira?”
Normalmente é uma das primeiras perguntas feitas pelo entrevistador. O objetivo é saber se o candidato está seguro de sua vocação, se tem paixão e amor pelo que faz.
Responda expondo os motivos que o levaram a escolher sua profissão, demonstre sua dedicação e empenho em aprofundar seu conhecimento através de cursos, seminários e formações.
“Fale sobre suas experiências profissionais anteriores.”
A intenção do entrevistador é saber mais a respeito dos dados listados no currículo e qual a sua postura diante dos empregos anteriores.
Tente ser sempre objetivo e jamais fale mal das empresas em que trabalhou. Se tiver muitos empregos no currículo, foque nas últimas três empresas para não estender demais o assunto.
“O que você construiu nas empresas e cargos pelos quais passou?”
A pergunta é para verificar fatos marcantes e projetos importantes da carreira do entrevistado.
Explique detalhadamente suas responsabilidades dentro da empresa, sua rotina e principais resultados atingidos.
Qual o motivo do desligamento da empresa?
É natural que o recrutador queira saber o motivo do desligamento para saber mais sobre sua postura profissional.
Diga o que levou você a buscar outro trabalho, como a oportunidade de ter uma renda maior ou um cargo mais representativo. Cuidado para não falar mal das empresas e principalmente chefes anteriores.
“Quais são suas qualidades e defeitos”
O objetivo é detalhar mais profundamente o perfil do entrevistado.
Seja o mais sincero possível, dentro de um limite, é claro. Exponha suas qualidades e seus defeitos sempre destacando que atitude está tomando para melhorar.
Lembre-se, simpatia e gentileza causam uma ótima impressão no entrevistador, não deixe que a ansiedade e o nervosismo impeçam você se realizar uma boa entrevista.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.