Jan
13

Como fazer do LinkedIn um aliado na busca por um emprego

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: O Globo
12 de janeiro de 2014 - 14:02

Como-fazer-do-linkedin-um-aliado-na-busca-por-um-emprego-televendas-cobranca

Especialista dá sugestões para tornar o seu perfil mais atraente para as empresas e aumentar as chances de ser notado pelos recrutadores

As grandes empresas estão, cada vez mais, utilizando as redes sociais como ferramenta na busca de novos profissionais para integrar as suas equipes. Nesse contexto, a rede LinkedIn é a primeira opção dos recrutadores que pretendem encontrar o candidato com as características e habilidades ideais para cada cargo.

Um perfil bem elaborado em uma rede social pode tornar o candidato mais atraente para as empresas e aumentar suas chances de ser notado pelos recrutadores. Ou seja, pode ser um grande aliado na busca por uma vaga, afirma o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), Paulo Sardinha:

— Esta, na verdade, será a sua carta de apresentação on-line, uma isca para que a empresa escolha você e não outro candidato.

Considerando a função de “currículo on-line” do LinkedIn, Sardinha elaborou algumas sugestões para tornar o perfil profissional mais interessante, atual e com maior visibilidade na web:

Coloque uma foto — Um perfil com foto é mais visualizado. Contudo, não é qualquer foto que pode ser postada numa rede com objetivos profissionais. É nessa hora, diz Sardinha, que a máxima “a primeira impressão é a que fica” é tão verdadeira. Busque uma foto em que você esteja apresentável, o mais profissional possível. “Fotos de baladas e festinhas familiares são para ficar em álbuns particulares de outras redes sociais”, adverte.

Histórico profissional — Depois da foto, essa é a primeira coisa que os recrutadores irão procurar no seu perfil, junto com a sua formação acadêmica. Nunca deixe de preencher ou minta sobre os cargos ocupados anteriormente e a escolaridade que possui. Uma mentira pode acabar coma as suas chances de conseguir a vaga. Ao descrever as funções, seja o mais claro e breve possível.

Recomendações — As recomendações podem fazer grande diferença na hora da escolha de um candidato. Alguém bem recomendado por ex-chefes e colegas reforça a boa postura e o bom relacionamento no ambiente de trabalho. Lembre-se de só pedir recomendações a pessoas que possam dizer algo relevante e positivo sobre o seu trabalho.

Abasteça a rede com o seu portfólio — O LinkedIn permite que se faça upload de imagens, vídeos, links de páginas da web e documentos no seu perfil. Essa é uma oportunidade de você apresentar o seu portfólio. Trabalhos premiados ou não, acadêmicos e realizados em outras empresas podem ser uma boa oportunidade de mostrar para os recrutadores do que você é capaz.

Atualize-se e atualize-o regularmente — Sempre que for possível, atualize as informações do seu perfil. Um curso novo, uma nova experiência, um novo trabalho, tudo mostra o quanto você se atualiza profissionalmente. Um funcionário bem informado e interessado é um dos pré-requisitos das empresas no momento da escolha de um novo profissional.

Utilize palavras-chave — Para chegar aos candidatos em potencial, os recrutadores usam palavras-chave. Por este motivo, elas são extremamente importantes e devem ser usadas no seu perfil on-line, principalmente nas “especializações”. Escolha bem as palavras que irá usar, pense em termos que tenham um bom potencial e sejam importantes para os recrutadores. E o mais importante, adicione palavras-chaves que tenham relação com o cargo pretendido. Elabore uma lista de palavras comumente usadas na sua área de atuação.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: