Confira o que grandes empresas como Microsoft, IBM e Morgan Stanley querem saber dos candidatos a oportunidades profissionais nos Estados Unido
Por: Camila Pati
As perguntas que você vai conhecer a seguir deixariam Laslo Bock, vice-presidente de operações para pessoas do Google, nada contente. É que em recente entrevista ao New York Times ele afirmou que questionar candidatos em processo de seleção sobre quantas bolas de golfe cabem em um avião, por exemplo, é uma total perda de tempo.
Mas, se o Google, famoso por usar perguntas de quebrar a cabeça em seus processos de recrutamento voltou atrás, algumas empresas dos Estados Unidos continuam apostando em questões que parecem impossíveis de se responder durante suas entrevistas de emprego. Microsoft, IBM, JP Morgan e Bain & Company são algumas delas.
As 10 perguntas abaixo foram ouvidas por usuários site norte-americano Glassdor.com e reunidas em reportagem publicada pelo Business Insider. Veja se conseguiria responder (mesmo se fossem adaptadas ao contexto brasileiro):
1 – Quantos postos de gasolina existem nos Estados Unidos? (Microsoft)
2 – Como você testaria uma calculadora? (IBM)
3 – Quantas bolas de golfe existem na Flórida? (IBM)
4 – Quantos postes de iluminação públicas existem em Nova York? (JPMorgan Chase)
5 – Uma maça custa 40 centavos, a banana custa 60 centavos e uma grapefruit 80 centavos. Quanto custa uma pêra? (Epic Systems)
6 – Estime a demanda de sacos plásticos nos Estados Unidos.( Bain & Company)
7 – Descreva a internet para alguém que acordou após 30 anos em coma. (Epic Systems)
8 – Quantos quilos de batata o Mc Donald’s vende ao ano no Reino Unido? (Oliver Wyman)
9 – Qual o lucro anual do Starbucks da Times Square? (Morgan Stanley)
10 – Qual a probabilidade de 5 pessoas de diferentes idades se sentarem em ordem etária ascendente ou descendente em uma mesa redonda? (Susquehanna International Group)
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Perguntas típicas dos famosos testes de lógica (sem lógica alguma) aplicados nos processos seletivos para trainee, dos quais ninguém nunca vê o gabarito, ou pelo menos quantos acertos obteve… Lamentável e inexplicável que os recrutadores ainda se baseiem nisso para escolher um candidato.
Já imaginou incluir essas perguntas nas entrevistas que você faz?????
Boa tarde.
O que está por trás de cada uma das 10 perguntas de entrevista? O que o recrutador quer saber?
Por exemplo:
Saber se o candidato está atualizado com os conhecimentos gerais, tem habilidade para cálculos, é criativo, etc…..
O processo de seleção ultimamente está sendo realizado por profissionais cada vez mais despreparados. Penso que essa seja uma tendência já que para as empresas, perguntas como essas são vistas (por quem não entende), como boas perguntas. Penso que a avaliação de um individuo seja ela para o contexto organizacional, jurídico ou clinico seja de grande importância para a compreensão adequada dessa indivíduo. Esse tipo de pergunta de fato é desnecessária e demonstra duas coisas, o selecionador não sabe avaliar ou precisa melhorar sua auto estima com uma tentativa frustrada de mostrar poder a partir de questões que ele provavelmente não sabe a resposta. Simplesmente deplorável.