Por: Ricardo Devai* Através das redes sociais é possível entender a nova geração de trabalhadores. Facebook, Twitter e LinkedIn fazem parte da rotina da maioria das pessoas. De acordo com o IBOPE, somos cerca de 100 milhões de brasileiros conectados. Destes, 90,8% acessam as redes sociais, segundo dados da comScore. Cada vez mais nos comunicamos …
“Fechar pedidos é fácil, vender é outra história”. Foi assim que Rosana Denck, Supervisora Comercial na área de Pós-Venda da Electrolux por que a companhia decidiu investir em treinamento da equipe de vendas (que tem hoje 11 consultores comerciais e cinco no time de Inteligência de Mercado – Precificação, Pesquisa de Mercado, Preparação e Análise …
Capacitação aprimora atendimento ao consumidor Como avaliar um bom atendimento na operação Elementos como cordialidade, roteiro e abordagem de cliente são essenciais. No entanto, de nada adianta cumprir todos esses requisitos se o operador não tem o domínio sobre o sistema. Veja como é simples solucionar essa questão. Logo após a implantação da solução integrada …
Por: Júlio Clebsch Saber o que deve ser treinado e se isso traz algum tipo de retorno são perguntas que passam pela cabeça de muitos gestores comerciais Thomas Edison, cientista, inventor da lâmpada elétrica e empresário norte-americano, com mais de 2.000 patentes registradas, afirmava categoricamente: “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. Para os que …
Questões sobre trocas, devoluções e produtos não solicitados vivem na cabeça do consumidor e, por mais simples que sejam, nem sempre são devidamente respondidas e sanadas. Para facilitar a vida de quem compra online e no varejo, a assessora técnica do Procon- SP, Maíra Feltrin Alves, responde a algumas das mais frequentes dúvidas. 1. Posso …
Foi publicado recentemente o ranking EXAME/IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Consumidor) de atendimento ao cliente, com base na opinião de mais de 3000 consumidores em 99 cidades do Brasil. Como era de se esperar, constatou-se que o brasileiro está cada vez mais exigente e menos complacente com o mau atendimento. At média final …
Por: João Baptista Vilhena Na última vez escrevi sobre mitos e inverdades em treinamentos. Hoje quero fazer exatamente o contrário. Dessa forma, procurarei esclarecer que se o treinamento não funciona, a culpa não é da ferramenta, mas sim de quem a manipula. Há quatro regras básicas que, se seguidas à risca, aumentam em muito a …
Portal Veduca reúne centenas de vídeo-aulas de instituições como Harvard e MIT, legendadas em português e com acesso gratuito Por: Gabriela Ruic Uma das maiores vantagens da internet é justamente o fato de se ter em mãos absolutamente todos os tipos de informação. Se existe um espaço enorme a ser explorado na web é o …