Por: Leandro Branquinho
Clientes pedem descontos. Isto é um fato. Achando caro ou não, está na cultura do brasileiro pedir “um descontinho”.
Se for preciso, não dê desconto, faça uma promoção de vendas
Vamos entender primeiro o que é uma promoção de vendas. É quando a empresa dá algum tipo de incentivo para o cliente comprar. Portanto, uma faixa ou um cartaz escrito com letras bem grandes a palavra “PROMOÇÃO” não quer dizer nada.
Agora: “compre 1 e leve 2”, “preencha o cupom e concorra”, “Junte cinco tickets e troque”, “participe de nosso concurso cultural”, “Indique um amigo e ganhe desconto”, Estes, sim, são exemplos de promoção de vendas.
Uma promoção de vendas não pode ser feita a qualquer momento. É preciso ter um planejamento. Por exemplo, dar descontos, não é uma boa forma de fazer uma promoção. Agora se você dá desconto porque este é o mês do vendedor, pode ser que as pessoas se sintam mais atraídas em comprar em sua empresa. O objetivo de uma promoção de vendas é vender mais em menos tempo. É uma ferramenta ideal para limpar estoque, fazer troca de estação, levantar dinheiro mais rápido e aproveitar datas comemorativas.
Para não cair no descrédito, uma promoção de vendas tem que ter hora para acabar. Um dos apelos da promoção é o sentido de urgência. E se o cliente percebe que ela não tem data para acabar, inconscientemente, vai deixar para outro momento. Desta forma, o dinheiro e o esforço investidos em comunicação e planejamento vão se perdendo aos poucos.
Não adianta utilizar uma mecânica muito difícil. A promoção de vendas tem que ser fácil de ser compreendida. Mas isso não impede de que seja feita de maneira criativa. Aliás, a criatividade faz toda a diferença.
Divulgar no rádio, jornal e nas redes sociais também é muito importante, mas mais importante do que divulgar sua promoção de vendas é deixar bem claro pra sua equipe o que está em promoção e quais são as regras.
Grande abraço e Grandes vendas!
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