Apr
30
29 de abril de 2014 - 18:09

Vida-de-vendedor-conheca-as-piores-tecnicas-de-vendas-do-mundo-televendas-cobranca

Se você procurar por “técnicas de vendas” na internet, vai encontrar milhares de resultados. Páginas de consultorias de vendas, de livros, de escolas, blogues, enfim, muita gente oferece esse tipo de informação. E todo bom vendedor quer usar boas técnicas, aquelas que funcionam de verdade. Afinal, gastar nossa língua apenas para irritar um cliente ou não conseguir nada não tem graça.

Quero compartilhar com você hoje um resumo de algumas técnicas usadas e ensinadas no mercado (algumas) que podem não dar o resultado que queremos. Algumas técnicas são bem conhecidas, e pode ser que você não concorde com essa lista. Mas a minha ideia ao trazer essa lista é essa mesma: a de discutir técnicas de vendas. Veja a lista:

Técnica #1: A Venda Pretensiosa

Definição: Você pede para o cliente tomar uma decisão sem sentido e assume que a decisão de compra realmente foi feita.

Exemplo: “Você quer ‘o produto’ na cor branca ou laranja neon?”.

Resultado Esperado: O cliente diz sua preferência e você já fecha o pedido.

Resultado Real: O cliente olha pra você com cara de poucos amigos e diz: “Eu não disse que eu ia comprar alguma coisa!”.

Técnica #2: A Venda Peixe Voador

Definição: Você promete algo valioso, mas retira o benefício se a decisão de compra não for feita agora.

Exemplo: “Nós temos uma oferta especial, um desconto de 30%, mas apenas para clientes que comprarem AGORA”.

Resultado Esperado: O cliente diz: “Uau! Então é melhor eu comprar agora mesmo. Onde eu assino?”.

Resultado Real: O cliente diz: “Você deve achar que eu sou um idiota se pensa que não posso ter um desconto desses, senão um melhor, se eu esperar por mais algum tempo”.

Técnica #3: A Venda Cachorrinho

Definição: Você deixa o cliente experimentar o produto gratuitamente na esperança de que irá se apaixonar por ele.

Exemplo: “Nós lhe daremos o produto de graça, para sua avaliação e apenas lhe cobraremos se você gostar dele e não quiser devolvê-lo”.

Resultado Esperado: O cliente vai amar o produto e nunca mais vai pensar em devolvê-lo, lhe pagando o devido valor.

Resultado Real: O cliente vai usar o produto pelo período de teste, vai devolvê-lo e em seguida vai procurar seu concorrente para pedir outro período de teste com o produto dele e assim continuará fazendo até que não encontre mais ninguém que queira “emprestar” seus produtos gratuitamente.

Técnica #4: A Venda Reversa

Definição: Você faz uma pergunta a um cliente que está dizendo “não”, de modo que ela suscite um “não”, mas que na verdade significa um “sim”.

Exemplo: “Existe alguma razão pela qual você não faria negócios com nossa empresa?”.

Resultado Esperado: O cliente diz “não” e você diz “Legal! Assine aqui!”.

Resultado Real: O cliente diz “sim” e ainda fala pra você que ele nunca faria negócios com alguém que usa uma manobra de vendas tão ridícula como essa.

Técnica #5: A Venda do Sim

Definição: Você faz com que o cliente responda uma série de questões, que naturalmente trarão o “sim” como resposta, criando uma espécie de dinâmica coercitiva para se chegar ao “sim” final.

Exemplo: “Você espera por um serviço de primeira classe?”, “Você acredita que merece o melhor?”, “Você sempre procura pelo melhor custo-benefício?”, “Você não vai aproveitar esta oportunidade para conseguir o melhor valor pelo melhor serviço?”.

Resultado Esperado: O cliente diz finalmente “SIM” e assina o contrato.

Resultado Real: O cliente o coloca pra fora do escritório, por fazê-lo desperdiçar seu precioso tempo com tantas perguntas infames.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Adorei esse blog!

    Antonia Roseangela Morais de Carvalho em 15 de junho de 2015 - 22:10
  2. Boas dicas, nunca podemos menosprezar a inteligência do comprador/cliente. É preciso vender com ética e responsabilidade.

    Zaida em 01 de maio de 2014 - 10:55

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: