Por: Paulo Gerhardt
Você sabe quais realmente são suas necessidades hoje? Segundo Abraham Maslow, todos os seres humanos e todas as empresas têm necessidades – que iniciam nas mais básicas, que estão associadas à sobrevivência, e evoluem até as mais altas, associadas à autorrealização e autoestima. Porém, muitas pessoas e empresas não se dão conta de suas necessidades. Se esse é o caso do seu cliente, é seu papel despertar nele a necessidade pelo que você vende.
Uma atitude fundamental para que você tenha sucesso em vendas é a persistência. Mas temos que diferenciar a persistência da insistência. Se o cliente entende que não tem a necessidade, mas o vendedor continua tentando vender seu produto, porque acha que ele tem que ter a necessidade, isso é insistência.
Ao passo que, se o vendedor muda a abordagem, procurando novas formas de fazer o cliente perceber que tem a necessidade, podemos dizer que ele tem persistência, pois continua buscando seu objetivo, porém de forma diferente.
Que alternativa usar para que o cliente perceba necessidades latentes?
Normalmente, os vendedores fazem perguntas que investigam as necessidades e quando o cliente responde que não tem o problema, eles continuam insistindo na mesma linha ou desistem da venda. Uma forma de mudar a abordagem é focar em fazer perguntas poderosas para o cliente, fazendo com que ele reflita sobre pontos que não havia pensado anteriormente. Veja alguns exemplos:
– Você acredita que pode melhorar seu processo produtivo?
– Não creio que possa melhorar, no momento, pois temos as máquinas mais modernas do mercado.
– Se você pudesse produzir 10% a mais da sua linha de produtos X, o mercado absorveria?
– Com certeza.
– A empresa tem interesse em aumentar o seu faturamento?
– Sempre buscamos aumentar o faturamento.
– Se fosse implementada uma mudança em seu processo produtivo que permitisse aumentar 10% sua produção, você teria interesse?
– Claro, como isso é possível?
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