Por: Eduardo Silva
Em vendas cada detalhe faz total diferença, um dos pontos mais importantes é o acordo realizado, pois deve ser muito bem planejado para que cada etapa flua com eficiência.
Um acordo comercial é constituído de Introdução (pesquisa), Crescimento (planejamento), Maturidade (execução/acordo) e Declínio (falta de manutenção).
Introdução (pesquisa)
- Identifique seu mercado-alvo;
- Busque múltiplos pontos de escuta e aprendizado.
Crescimento (planejamento)
- Aprenda tudo o que puder sobre a outra parte;
- Dê mais atenção aos pontos comuns do que às áreas de conflito em potencial;
- Peça informações, sugestões, alternativas, conselhos que o ajudem a criar possibilidades que ainda não haviam sido consideradas;
- Inove, pense de forma criativa e arrojada no planejamento;
- Lembre-se da fórmula: S (sucesso) = T (tempo/oportunidade) x I (informação) x P (poder)
Maturidade (execução/acordo)
- Saiba ouvir, faça perguntas;
- Não responda imediatamente à proposta da outra parte com uma contraproposta;
- Seja objetivo, declare sua posição de maneira clara, direta e sucinta;
- Não dilua argumentos fortes com outros mais fracos;
- Evite concessões unilaterais, a menos que tenha um bom motivo;
- Quando discordar, dê primeiro as razões, depois diga que discorda;
- Explore alternativas: e se…? O que mais você pode me oferecer?
- Utilize toda informação que possa ajudá-lo na negociação;
- Mostre que você tem poder, mas tome cuidado em como fazê-lo;
- Controle a emoção. Aprenda a correr riscos;
- Separe os fatos de suposições que podem afetar qualquer aspecto do projeto;
- Dê atenção às implicações de longo prazo;
- Teste o entendimento e sumarize para reduzir mal-entendidos;
- Evite concessões grandes ou unilaterais;
- Peça algo em troca quando fizer uma concessão, a menos que tenha um bom motivo;
- Faça pausas para rever a proposta;
- Cheque e resolva as ambiguidades;
Declínio (falta de manutenção)
- Não monitorar o relacionamento;
- Falta de investimento em ações de fidelização;
- Não escutar a opinião do cliente;
- Abdicar de todo o planejamento estruturado para conquistar o cliente.
Entenda o processo e invista seu tempo e esforços nas ações que possam alcançar algum resultado que leve ao acordo, a final, os detalhes fazem total diferença para seu cliente.
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