Conquistar um cliente e mantê-lo são os objetivos de todo negócio, né?
Pode até parecer fácil oferecer um produto ou serviço, mas diante de tanta concorrência tem sido um desafio cada vez maior.
Afinal, boas performances no call center de vendas dependem de estratégias bem elaboradas.
Uma delas é preparar a equipe para atrair leads ou clientes.
Para isso, é essencial atrair a atenção do interlocutor logo no primeiro contato, o que pode ser determinante para garantir uma venda.
E como deve ser essa abordagem do call center para garantir melhor atendimento e maior produtividade de sua equipe?
É sobre isso que vamos falar hoje!
Melhoria da abordagem de call center: primeiros passos
Os primeiros passos para melhorar os processos de comunicação em um call center de vendas começam antes mesmo do atendimento em si.
Isso porque é preciso investir em estratégias e objetivos básicos, como por exemplo:
– Investir em um banco de dados dos clientes
– Orientar os atendentes em relação à empatia
– Apostar no uso de tecnologias
Para começar, então, é importante pontuar que a melhoria de uma abordagem de atendimento do call center deve ser sistêmica.
Sem a integração dessas estratégias básicas, torna-se difícil melhorar a abordagem no call center de vendas.
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E como incorporar essas mudanças ao seu negócio?
Vamos conhecer algumas estratégias para melhorar a abordagem no seu call center.
5 estratégias para melhorar a abordagem do call center de vendas
1. Planeje
É impossível falar de estratégias sem citar, primeiramente, o planejamento.
Para que o seu negócio dê certo, ou seja, apresente bons resultados e venda melhor, é preciso pensar: aonde você quer chegar?
Afinal, quais são os objetivos do seu call center de vendas?
Para melhorar o desempenho nas vendas, o ideal é constantemente rever os planos, adotar métricas e, por fim, mensurar os resultados para criar soluções.
Trace as metas de trabalho do call center, definindo estratégias do produto e/ou serviço.
Se você quer que o seu time bata as metas, planeje-as antes.
Em seguida, crie roteiros para o direcionamento da equipe e estabeleça o posicionamento dos vendedores.
2. Treine a sua equipe
Uma equipe de vendas deve estar preparada e segura. Isso significa não depender de ler scripts ou decorar.
A conversa entre o colaborador e o cliente deve fluir naturalmente, transcorrendo de acordo com o interesse do cliente ou consumidor.
Essa interação mais natural demanda paciência para lidar com as situações indesejáveis, desenvoltura, estudo e disposição para o atendimento.
Demonstrar segurança e autoridade ao cliente nessa interação é fundamental. O colaborador deve ter, portanto, domínio do assunto discutido, para ganhar a confiança do consumidor e/ou cliente.
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3. Tenha empatia com o cliente
Por falar em paciência para lidar com situações de clientes mal educados sem perder a linha, uma das saídas é criar empatia no atendimento.
Coloque-se sempre no lugar do cliente, buscando compreender as suas necessidades.
As soluções que o colaborador vai oferecer dependem desse entendimento.
Portanto, a abordagem no call center de vendas deve sempre prezar pela empatia.
Afinal, esse atendimento torna o relacionamento mais humanizado, e essa postura tende a aumentar a produtividade do call center.
Ou seja, todos ganham, né?
Ter empatia também pressupõe saber ouvir. Por isso, treine também os seus colaboradores para terem paciência de praticar a escuta.
E uma dica importante: simplifique as alternativas que o cliente tem. Evite oferecer muitas alternativas!
O excesso de opções pode confundir ainda mais o cliente, o que aumenta a probabilidade de um adiamento das decisões de compra. E não é isso que uma boa abordagem no call center de vendas quer, certo?
4. Automatize os processos
Se você quer aumentar as vendas no call center, a sua estratégia deve focar na automação dos processos.
Já não faz mais sentido investir em uma grande quantidade de vendedores.
Aposte na qualidade desse atendimento de agentes humanos, mas lembre que os colaboradores não participam de todas as etapas do funil de vendas.
Mas eles receberão leads prontos que vão gerar mais produtividade – na prática, resultados positivos.
Na prática, as vantagens são a sistematização dos clientes (com identificação e triagem); a redução do tempo da operação sendo gasto com contatos improdutivos; e a qualificação dos leads (por exemplo, através do uso de e-mails marketing).
5. Dê feedbacks
Faça elogios em conjunto e críticas, no particular. Mesmo uma explicação sobre as falhas do colaborador devem ser feitas com gentileza, num sentido otimista.
O ideal é que sejam feitos feedbacks constantes, semanal ou mensalmente, em diálogo com a equipe.
Quer tornar a sua equipe produtiva?
Invista nessas sugestões para a melhoria da abordagem ao seu cliente no call center de vendas.
É importante antecipar potenciais situações inesperadas e saber lidar com elas.
Conte com a TACTIUM nessa missão!
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