Em busca de não parar no tempo, o uso da tecnologia em ambientes corporativos se faz cada vez mais necessário. Assim, ferramentas como o CRM ganham cada vez mais notoriedade dentro das empresas.
Dessa forma, é necessário perceber as necessidades e demandas atuais do mercado. Nesse cenário, subestimar a importância do uso da tecnologia na sua estratégia pode ser o fator crucial para não construir um negócio sólido.
De acordo com Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas: “cruzando com a nossa realidade atual, em que estamos vivendo a pandemia do COVID-19, nunca antes existiu um momento em que ficasse tão nítida a importância da tecnologia no ambiente corporativo. Afinal, são as empresas que investiram em sistemas de gestão na nuvem, na automação de processos e criaram estruturas para que a operação pudesse ser feita de qualquer lugar, que mais se adequaram ao momento atual.”
Essa infraestrutura tecnológica, que é possível com o uso de CRM, permite que os gestores tenham transparência para exercer seu trabalho. Além disso, contar com um CRM possibilita ter acesso aos indicadores essenciais para saber como está o ritmo de trabalho da equipe, mesmo que de longe.
Mas, não basta ser qualquer CRM…
É necessário estar atento quanto às tendências em CRM e como elas podem ajudar o seu negócio. Uma das tendências são as soluções personalizadas, as empresas buscam cada vez mais por soluções que atendam todas as necessidades, inclusive as mais singulares.
Para Leandro, “construir um software que seja capaz de se adequar às particularidades de uma empresa, ao mesmo tempo que não seja parado no tempo ou que não receba novas atualizações, é o desafio de oferecer soluções em CRM personalizadas.”
Quando falamos de tecnologia, parar no tempo não deve ser uma opção. Um CRM personalizável não deve ser o mesmo que um CRM específico para a empresa X, mas sim para aquele ramo de negócio, além de possibilitar adaptações conforme a realidade de cada empresa.
E quanto a versão mobile de um CRM?
Outra tendência em CRM é a versão mobile. Ao contrário do que muita gente pensa, a versão mobile não deve ser uma reprodução de todo o software, mas sim, deve atender as necessidades de quem utiliza a versão pelo celular.
Para o especialista, “quando falamos em CRM, a versão mobile deve atender às principais necessidades do consultor de vendas. O profissional que está lá na ponta, visitando o cliente, precisa consultar com facilidade o endereço do cliente, telefone e histórico de negociações.”
Além disso, outro aspecto extremamente importante, que é um diferencial em termos de CRM, é oferecer recursos que facilitem ao vendedor registrar o relatório de visita já na saída do cliente. Ou seja, sem precisar abrir um notebook para isso.
“Um dos recursos mais notáveis nesse sentido, é a possibilidade de realizar esse registro através do comando de voz, onde o aplicativo realiza a transcrição do que foi dito. Essa é uma solução extremamente eficiente, onde o vendedor não precisa esperar chegar no escritório para atualizar o CRM.”
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