Uma das preocupações de líderes e gestores é a falta de competências necessárias para o colaborador executar as estratégias corporativas. Se essa questão também passa pela sua cabeça, temos uma boa notícia: é possível capacitar equipes de qualquer setor com a trilha de aprendizagem organizacional.
O que é trilha de aprendizagem organizacional?
A trilha de aprendizagem organizacional é uma sequência de atividades com a finalidade de ensinar algo. Esse método de educação oferece um caminho com conhecimento diversificado, mais fácil, acessível e orgânico, garantindo a assimilação do assunto por diversos formatos de conteúdo.
A trilha é composta por etapas, que se complementam e ensinam sobre determinado tema por meio de videoaulas, aulas ao vivo online e presenciais, apostilas, livros, vídeos, podcasts, palestras etc com o objetivo de oferecer diversas formas de apresentar um mesmo assunto e proporcionar uma melhor aprendizagem.
Quando trazida para o mundo corporativo, a trilha de aprendizagem trata sobre questões internas das empresas. Por isso, ela permite que a corporação invista no desenvolvimento técnico e comportamental dos seus colaboradores.
A sequência de atividades é definida por um gestor da equipe, do setor de RH ou da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e precisa seguir determinados requisitos para que o funcionário evolua dentro do seu aprendizado.
Para que serve a trilha de aprendizagem?
Sua principal finalidade é proporcionar o desenvolvimento contínuo de equipes para que elas evoluam profissionalmente e ofereçam um trabalho ainda mais completo à organização.
Por isso, esse método promove um ensino integral: ele engloba desde a pré até a pós-aprendizagem, oferecendo conteúdo teórico e prático.
Essa metodologia é diversificada e considera que cada pessoa tem uma forma de aprendizado muito particular. Ou seja: ela é uma maneira de ensinar diferente da mais tradicional.
Tipos de trilha de aprendizagem organizacional
Existem dois tipos de trilha de aprendizagem, o linear e o agrupado. Entenda a diferença entre eles:
linear: quando há uma sequência a ser seguida, isto é, o colaborador deve concluir os módulos na ordem determinada e só pode acessar a próxima etapa após finalizar a anterior;
agrupado: quando não há uma ordem a ser seguida. O funcionário pode escolher qual módulo assistir, sem afetar a sua aprendizagem.
Um exemplo de trilha de aprendizagem linear são as operações matemáticas, físicas ou químicas. Só é possível passar para o próximo nível de conteúdo quando finalizar o de antes. Caso contrário, o aluno não consegue compreender a etapa seguinte. Para aprender multiplicação, é necessário dominar a adição, não é mesmo?
Já a trilha de aprendizagem agrupada oferece uma maior autonomia ao colaborador, já que ele escolhe o que aprender, quando e em qual ordem. Geralmente, os módulos escolhidos primeiro são os que despertam maior interesse, facilitando o processo de assimilação do conteúdo.
Mas, só é possível proporcionar o tipo agrupado caso o assunto abordado possua diversificação, como técnicas de vendas, gatilhos mentais etc.
Importante: antes de definir qual tipo aplicar na sua empresa, entenda qual é o perfil das equipes que vão consumir o conteúdo. Pessoas que são desorganizadas ou sem proatividade podem ter dificuldade com o modelo linear, por exemplo. Por outro lado, quem preza pela sua autonomia e é mais disciplinado não se adapta ao tipo linear.
Formatos da trilha da aprendizagem organizacional
Além dos modelos linear e agrupado, é possível categorizar as trilhas de aprendizagem pelos formatos oferecidos: presencial, híbrido ou a distância (EAD).
O principal ponto aqui é entender o objetivo da trilha de aprendizagem para determinar qual formato seria melhor aproveitado. Além disso, aconselha-se verificar o orçamento disponível, pois aulas presenciais sempre despendem mais tempo e custos do que as on-line.
Com o avanço da tecnologia, a educação a distância tem sido cada vez mais requisitada. De acordo com a 16ª pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, 69% do treinamento corporativo oferecido no Brasil é remoto. Há apenas dois anos, o modelo presencial representava 71%.
Qual a importância da trilha de aprendizagem organizacional?
A trilha de aprendizagem oferece diversos benefícios para o colaborador e a empresa. Ambos saem ganhando com o investimento em educação corporativa contínua.
Vantagens para o colaborador
maior autonomia e flexibilidade de aprendizagem: o colaborador se torna o protagonista do seu estudo;
vivência integral de um assunto relevante para a evolução de sua carreira;
desenvolvimento de competências contínuo.
Vantagens para a empresa
melhora da produtividade e da proatividade;
aumento da motivação e do engajamento;
maior retenção e desenvolvimento de talentos;
entrega de melhores resultados;
promoção da cultura organizacional;
melhor do clima organizacional;
redução das taxas de turnover e absenteísmo.
Como montar uma trilha de aprendizagem?
A trilha de aprendizagem organizacional, geralmente, segue por dois caminhos:
conteúdo para solucionar gargalos e necessidades internas que foram descobertos por pesquisas de satisfação, análise de desempenho, reestruturação de processos operacionais, taxas de absenteísmo e turnover etc;
ensino de competências para os colaboradores devido a implementação de novas tecnologias, como um sistema de CRM ou ERP, novos produtos ou serviços no portfólio corporativo, necessidade de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, entre outros.
Baseando-se nesses pontos de partida, veja como montar uma trilha de aprendizagem organizacional completa e eficiente.
Determine o objetivo do treinamento.
Conheça profundamente o público que vai assistir à trilha: características comportamentais e conhecimentos técnicos.
Estruture um roteiro com o conteúdo que será abordado e escolha qual modelo de trilha é o mais adequado, o linear ou o agrupado.
Divulgue a trilha para os envolvidos e peça suporte ao gestor da área para tirar dúvidas e motivar os colaboradores a concluírem o aprendizado. Peça feedbacks a quem concluiu o estudo e use as respostas para ajustar as próximas trilhas a serem oferecidas.
Uma dica para quem nunca realizou uma trilha de aprendizagem é começar pela linear e, depois de entender essa metodologia na prática, passar para a agrupada. Mas, claro, entendendo se o assunto abordado permite variar o formato da trilha ou não.
A sua empresa investe na capacitação contínua de funcionários? Os líderes já identificaram questões internas que precisam ser melhor trabalhadas? Gostou de aprender o que é, os benefícios e como fazer uma trilha de aprendizagem organizacional?
Aplique agora mesmo as dicas dadas acima e construa equipes de alta performance! Afinal, quanto melhor o trabalho entregue, melhor será a satisfação dos clientes e, consequentemente, maior será o faturamento da empresa.
Se você quer aprimorar a sua gestão, veja palestras completas sobre Gestão de equipes de vendas: dicas de especialistas no mercado B2B. Nelas, há muitas dicas e entrevistas exclusivas sobre treinamentos e gestão de equipes comerciais. Aproveite esta oportunidade!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.