Tecnologia que se popularizou no Brasil no ano de 2005, a telefonia IP se diferencia pelo ganho de eficiência no fluxo de informações organizacionais, assim como pela possibilidade de redução de custos de até 70% para as empresas. Mas e você, sabe o que é telefonia IP e como funciona essa promissora tecnologia?
Se não, acompanhe esse artigo até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Telefonia IP o que é?
Telefonia IP nada mais é do que um termo utilizado para definir as tecnologias que usam conexões de comutação de pacotes para transmitir dados em voz, fax ou em outras formas de comunicação.
Conectando pessoas a aparelhos ao redor do mundo a Telefonia IP, permite ligações sem precisar necessariamente de uma linha telefônica, pois funciona por meio da internet.
Dessa forma, muitos consideram a telefonia ip por internet como uma verdadeira linha telefônica digital. Mais do que permitir ligação entre dois ou mais usuários sem o uso de linha telefônica, essa tecnologia possibilita ainda a realização de chamadas de vídeo. Mas, para que isso seja possível é preciso que os aparelhos conectados possuam tecnologia para suportar esse formato de comunicação.
Telefonia IP como funciona?
A Telefonia IP captura a voz, que é transmitida por meio de dados analógicos e posteriormente converte a voz em pacotes de informação binaria que em seguida são transmitidas por protocolo TCP/IP, sendo convertidos de novo em voz.
No entanto, para que a Telefonia IP funcione é necessário a instalação de um PABX IP, aparelho que permite a comunicação VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) e que atua como uma central telefônica gerenciando o funcionamento dos aparelhos. Além disso, os aparelhos devem possuir a aplicação que faz conexão com a central PABX IP.
Fora isso, os aparelhos precisam contar também com itens como microfones, alto-falantes, placa de som e conexão com a internet, via cabo ou modem DSL. Outra vantagem é que a Tecnologia IP permite também a conexão entre a internet e linhas telefônicas convencionais. Dessa forma, é possível entrar em contato com os aparelhos tradicionais já utilizados.
Fundamentos da telefonia IP
Para entender melhor sobre a Telefonia IP é importante também compreender as tecnologias que operam por trás dela.
Em outras palavras, é preciso saber também o papel das demais tecnologias sobre a nova “linha telefônica digital”. Nesse sentido, separamos abaixo alguns pontos que é importante considerar. E o primeiro deles é:
Tecnologia VoIP
VoIP (Voice over Internet Protocol) ou VoIP sobre IP nada mais é do que a transmissão da fala humana por meio de uma rede de computadores baseadas no Protocolo de Internet (IP). Em outras palavras, essa tecnologia torna possível que a voz humana seja enviada e recebida em forma de áudio de um computador para o outro ou de computador para celular.
Conversor ATA
ATA (Adaptador Telefônico Analógico) é um aparelho que permite que telefones tradicionais sejam utilizados por meio da tecnologia VoIP. Basicamente, o ATA transforma os sinais analógicos em digitais transferindo-os via internet permitindo assim a comunicação. Para isso é preciso conectar o aparelho antigo ao computador ou na conexão web.
Central PABX
PABX (Private AutomaticBranch Exchange) é uma central que permite a distribuição do serviço de telefone sem a necessidade de criar linhas novas. Ou seja, apenas com a implantação de novos ramais. Além disso, existe ainda os programas para esse tipo de telefonia que podem ser fornecidos pelo provedor do serviço ou pelo próprio sistema PABX.
Telefonia IP e VoIP é a mesma coisa?
Muitas vezes é comum achar que telefonia IP e VoIP sejam a mesma coisa, inclusive alguns até chamam essa tecnologia de telefonia ipvoip. No entanto, isso não passa de uma simples confusão entre os termos. Isso porque a Telefonia IP se refere a tecnologias que utilizam o protocolo IP e também roteamento de pacotes para encaminhar a voz.
Já VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) consiste na própria tecnologia que permite o roteamento da conversação por meio da internet. Ou seja, a VoIP é como se fosse a voz em si sendo transmitida por uma estrutura de Telefonia IP. Portanto, uma depende da outra e são tecnologias que se complementam, mas que não são a mesma coisa.
Vantagens da telefonia IP
Apesar de toda tecnologia possuir vantagens e desvantagens, a Telefonia IP é uma inovação onde as vantagens se sobressaem, tornando-a um diferencial competitivo para as empresas. Veja abaixo as principais vantagens de contratar esse serviço para sua empresa!
Redução de gastos com operadoras
Por funcionar via internet, a telefonia IP não exige contrato com operadoras para a realização de chamadas, diminuindo o custo por chamada tanto interurbano quanto internacionais. Além disso, ligações entre dois aparelhos que possuem a tecnologia IP são totalmente gratuitas, tornando a comunicação interna da empresa mais barata e viável.
Aumento da produtividade interna
Por possuir sistema de autoprovisionamento (autossuficiência), a telefonia IP colabora também para o aumento da produtividade interna da empresa. Isso porque esse sistema é capaz de deixar toda a configuração do aparelho mais rápida e funcional. Com isso, essa tecnologia é útil também para procurar aparelho conectados à internet automaticamente.
Mais qualidade de voz na ligação com telefonia IP
Por possuírem HD Voice e CODECS com alta potência, a tecnologia IP permite uma maior qualidade na voz nas ligações realizadas. Com isso, a empresa consegue se comunicar tanto internamente quanto externamente de forma clara, limpa e eficaz.
Facilidade de instalação
Tendo uma boa conexão com a internet e um serviço de qualidade da operadora VoIP, a telefonia IP é simples de instalar e de usar. Isso porque o sistema permite que o usuário utilize a internet no computador e o telefone IP com apenas um cabo de rede. Além disso, é possível instalar o PoE (Power over Ethernet) para que não tenha riscos de oscilação da energia.
Possui softwares inteligentes
A tecnologia IP conta com uma diversidade de softwares inteligentes que quando configurados corretamente diminuem o tempo de espera e otimiza a comunicação da empresa. Além disso, os apps podem funcionar de forma integrada e possuem recursos como identificador de chamada, armazenamento de conversas, bloqueio de chamadas e outros.
Fornece mobilidade 24 horas por dia
A tecnologia IP permite a comunicação entre pessoas e aparelhos de qualquer lugar do mundo e durante as 24 horas do dia por 7 dias da semana. Dessa forma, mesmo quem está fora da empresa pode se comunicar de forma rápida viabilizando a tomada de decisões e aumento da produtividade. Além da mobilidade representar um diferencial em relação a concorrência.
Não muda o número de telefone
Na telefonia IP o número de telefone é atrelado ao seu IP. Isso significa que independente do aparelho utilizado, o número sempre será o mesmo. Com isso, a conectividade é beneficiada e permite que colaboradores tenha mais disponibilidade para a empresa. Já na telefonia convencional, qualquer mudança de número deve ser comunicada a todos.
Chamadas múltiplas com o mesmo espaço de rede
A telefonia IP favorece as empresas com a capacidade de realizar chamadas múltiplas preenchendo o mesmo espaço na rede. Enquanto na convencional 10 minutos de ligação precisavam do mesmo tempo para transmissão com taxa de 128 kbps. Já na tecnologia IP, a mesma ligação ocupa só 3,5 minutos com 64 kbps, deixando espaço para as outras ligações.
Diversos recursos além da voz na telefonia IP
Ao contratar a telefonia IP a comunicação da empresa não se limitará a comunicação com voz. Isso porque a tecnologia permite também que a empresa realize encaminhamento e reencaminhamento de ligações e conferências entre várias pessoas, por vídeo ou voz. Além disso, a tecnologia permite o compartilhamento de informações e dados das ligações.
Compartilhamento de imagens
Outra vantagem de contratar a tecnologia IP é o compartilhamento de imagens. Isso porque alem dos recursos acima, essa tecnologia funciona como fax transmitindo e recebendo imagens, alem da voz. Dessa forma, a comunicação da empresa com colaboradores, fornecedores e especialmente com os clientes é diversificada.
Conversor ATA
O conversor ATA é um equipamento que realiza a adaptação necessária para que telefones analógicos possam se conectar a uma rede IP. Isso significa que contratando a telefonia IP, a empresa poderá instalar o conversor ATA e assim converter os telefones tradicionais em telefones IP. Dessa forma, o ATA auxilia na redução de custos reutilizando os aparelhos.
Configuração do URA
A telefonia IP permite também que a empresa configure o URA com opções de menu para que o cliente fale diretamente com quem ele desejar. Dessa forma, a experiência do cliente com a empresa é aprimorada e todo o processo se torna mais eficaz e ágil. Com isso, aumenta-se a produtividade dos colaboradores e consequentemente os lucros da empresa.
Conclusão
O serviço de telefonia IP para empresas é uma tecnologia que já está disponível no mercado. Entre as empresas que já estão atuando com essa tecnologia, as principais são a telefonia ipIntelbras e a telefonia ip Cisco. Além disso, é possível já contratar o serviço de telefonia ip na nuvem e telefonia ip residencial.
Vale ressaltar ainda que o custo-benefício desse tipo de telefonia é muito alto. Isso porque o custo de implantação depende basicamente de uma boa conexão de internet e das tecnologias e equipamentos adicionais. No entanto, mesmo com esses custos, as vantagens ofertadas pela tecnologia IP podem ser vantajosas. Tudo vai depender de uma boa análise comparativa entre os gastos telefônicos via telefonia tradicional x telefonia IP. A Mobilit pode realizar este tipo de estudo.
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