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26 de agosto de 2024 - 17:02

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O que é Social Media Optimization (SMO)?

Social Media Optimization (SMO), ou Otimização de Mídias Sociais, é uma estratégia de fortalecimento da presença online da marca. O objetivo é aprimorar o perfil e as postagens da empresa nas redes sociais, criando conteúdos exclusivos que atraiam público e o direcione para o site ou as páginas de destino.

Não se trata apenas de fazer pequenas melhorias no perfil da empresa, mas aperfeiçoar sua mensagem para obter melhores resultados de engajamento, número de seguidores, cliques e conversões.

No geral, as principais técnicas de SMO envolvem:

horário e frequência certos para a publicação;

uso consciente de hashtags;

otimização do perfil;

inclusão de links em CTAs e bios;

seleção de palavras-chaves;

indicação de localização nas postagens;

produção de conteúdo original e exclusivo;

interação com comentários;

monitoramento;

integração das redes com outros canais (site da empresa, blog, newsletters…).

Todas essas alterações devem ser fundamentadas em dados concretos, resultantes de: análise de desempenho, pesquisa de público e, crucialmente, escuta social nas redes.

Quais são os benefícios do SMO?

O cerne da importância do SMO está na dinâmica de funcionamento única das redes sociais, em que ocorre o compartilhamento imediato de conteúdo, a interação mais pessoal com as empresas e disseminação de publicações para um amplo público, o que permite um alcance excepcional das mensagens que uma marca deseja transmitir.

Com isso, é possível:

aumentar do número de seguidores;

melhorar os índices de engajamento nas redes sociais;

elevar a visibilidade da marca;

elevar o tráfego do seu site;

fazer mais vendas por meio das redes sociais;

compreender mais profundamente o público;

fortalecer o relacionamento com o cliente;

aumentar o alcance e, assim, o conhecimento da marca nas redes sociais.

Além disso, uma estratégia SMO se torna ainda mais poderosa quando combinada com táticas de SEO, que visam otimizar sites e blogs para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Isso é confirmado pelo estudo que aponta que 50% das empresas que não obtêm sucesso com SEO negligenciam a integração das duas estratégias, o que destaca a importância do SMO na maximização da presença digital.

Como fazer SMO em vendas?

Para fazer SMO em vendas, é importante seguir as seguintes dicas:

escolha as redes sociais mais adequadas;

faça perguntas em suas postagens;

sempre inclua um CTA;

marque seus clientes ou fornecedores nas postagens;

analise o desempenho em suas redes;

insira os leads gerados no seu CRM.

Entenda mais detalhes de cada dica nas próximas linhas.

Escolha as redes sociais mais adequadas

As preferências do seu perfil de cliente ideal (ICP) ditam as mídias sociais em que você deve investir e otimizar para atraí-lo.

Negócios B2B que têm como decisores de compra diretores e gestores de equipe podem se beneficiar com o LinkedIn, por exemplo, enquanto negócios B2C com consumidores finais de 15 a 25 anos podem encontrar mais sucesso em plataformas como o Instagram ou TikTok.

Antes de qualquer coisa, você deve estar presente na plataforma certa para, depois, aplicar as técnicas de SMO de forma eficaz.

E, para identificar quais são as redes sociais ideais para sua estratégia, levante os dados do ICP no sistema de CRM e mapeie seu comportamento.

Faça perguntas em suas postagens

Esta é uma das mais simples (e mais utilizadas) técnicas de SMO para estimular o engajamento nas postagens.

Para incentivar os comentários, nada melhor do que fazer perguntas e provocar uma reflexão no seu público.

Se a marca usa o LinkedIn em sua estratégia, aproveite os grupos fechados de networking para gerar discussões que edifiquem os profissionais e, de quebra, prospectar novos leads.

Sempre inclua um CTA

Um bom SMO em vendas exige a inclusão da call to action (CTA), tanto nas publicações, quanto na página de perfil.

Sempre que for trabalhar um conteúdo, escreva uma legenda que incentive o visitante ou seguidor a tomar uma ação, seja para direcioná-lo a uma landing page ou ao site, onde poderá obter mais informações sobre determinado produto, serviço, estudo ou pesquisa.

Na sua biografia, também é indispensável incluir um link para uma página de destino relevante, afinal, esta é uma das primeiras coisas que os visitantes verão ao acessar o perfil.

Não deixe de ser persuasivo, claro, direto e incentivar o seguidor a tomar ações específicas. Veja alguns exemplos!

“Clique no link da bio para saber mais”.

“Solicite uma demonstração gratuita”.

“Compartilhe este post com seus colegas que possam se beneficiar”.

Marque seus clientes ou fornecedores nas postagens

Quer divulgar um novo case de sucesso ou deseja publicar a foto da visita a um fornecedor? Lembre-se de marcá-los nas publicações.

Esta é uma ótima maneira de incentivá-los a compartilhar seu conteúdo, aumentando o alcance da publicação e atraindo mais pessoas para o perfil.

Por sinal, essa é uma oportunidade de usar o gatilho de prova social a fim de validar e promover a credibilidade da sua empresa.

Quando você marca clientes satisfeitos em postagens que destacam casos de sucesso ou experiências positivas, está mostrando aos outros seguidores que a empresa oferece valor real e atende às necessidades e expectativas dos clientes.

Analise o desempenho das redes sociais

Para identificar o que deve ser otimizado, é imprescindível monitorar o desempenho das suas redes.

A partir dessa análise, você entenderá o que está funcionando e o que precisa ser melhorado em sua estratégia para ampliar os resultados em termos de engajamento, cliques, conversão e números de seguidores.

Insira os leads gerados no seu CRM

Gerou leads por meio das redes sociais? Não se esqueça de cadastrá-los no seu CRM.

Isso é fundamental para manter estes leads à vista e conduzi-los ao longo do processo comercial.

Afinal, leads gerados nas redes sociais são valiosos, pois demonstraram interesse nas suas ofertas e estão um passo mais próximos da conversão.

Nesse sentido, é essencial cadastrá-los no seu sistema de CRM para ter uma gestão adequada.

Para isso, conte com um CRM completo, personalizável e fácil de usar, como o Agendor!

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