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04 de novembro de 2015 - 18:07

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Boas lojas têm iluminação, som e até temperatura corretas para a compra. Consultores dão dicas de como dispor produtos para obter mais lucro.

Você sabia que os produtos de uma loja devem ser dispostos seguindo técnicas que ajudam a aumentar o faturamento?

Em São Paulo, o Sebrae montou um espaço, uma loja conceito, para capacitar os empreendedores e dar uma mãozinha nas vendas

Há quatro anos, os irmãos Nathália e Bruno abriram uma loja de roupas e acessórios em São Paulo. No início, a loja funcionava em um espaço fechado, não tinha vitrine. A divulgação dos produtos era feita pela internet. Mas, há dois anos os lojistas buscaram a consultoria do Sebrae para ampliar e melhorar a loja.

“A gente encontrou muitas falhas no sistema de exposição, na parte de iluminação, no próprio layout, na integração da loja física com a loja virtual. Então, esses ajustes puderam proporcionar esse crescimento na loja”, diz Fábio de Azevedo, consultor do Sebrae-SP.

O investimento valeu a pena. A nova loja é um ambiente moderno, espaçoso, os produtos estão bem distribuídos. A iluminação destaca as roupas. O resultado? O faturamento dobrou.

“Hoje eu vejo que a cliente chega na loja e consegue visualizar melhor uma combinação. São pequenos detalhes que fizeram a diferença, aumentaram o nosso lucro e hoje eu acho que é todo um resultado que foi muito lucrativo e interessante”, conta a empresária Nathália Freitas.

Essa semana o Sebrae São Paulo inaugurou uma loja conceito de moda com 130 metros quadrados, onde os empreendedores conhecem na prática o modelo de loja ideal.

Primeiro a fachada e a vitrine. Se esses dois itens atraírem, o resultado é o cliente dentro da loja. Mas, para que ele compre também é preciso que o lojista coloque em prática outras técnicas, a começar pelo ambiente. Para que o cliente fique o maior tempo possível na loja é preciso que ele se sinta acima de tudo confortável.

“Isso passa por uma iluminação adequada, por um som ambiente adequado, por uma temperatura adequada e muitos consumidores já estão usando até cheiros para criar um ambiente adequado para o consumo”, revela Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP.

O Sebrae recomenda que a loja tenha pelo menos sete sistemas de iluminação para realçar os produtos.

“Hoje a gente sabe que mais de 90% dos brasileiros quando entram em uma loja e vão fazer uma compra entram pelo lado direito e seguem no sentido anti-horário da loja. Portanto, existe uma técnica para você expor do lado direito os objetos com maior valor agregado, aquilo que vai te trazer maior lucro, e deixando para o fim da loja aqueles produtos mais básicos”, conta Bruno.

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