Por: Fabiana Thut Sahd
É comum ouvir que a conta foi perdida por causa do preço. E também seria fácil ganhar com preços mínimos e que mal cobrissem seus custos marginais. A pergunta é: Você conhece seu serviço para agregar valor a ele e assim, ganhar a concorrência pela qualidade? E o produto do cliente? Sabe exatamente quais exigências devem ser cobertas?
Com a economia incerta, o que a as empresas procuram é produzir com um custo cada vez menor.
No transporte de cargas, essa é uma realidade bastante presente. Então, o que deve ser feito é mostrar os custos do barato que acaba sendo caro. Conhecer o produto do comprador e determinar quais são, na prática, os pontos cruciais para fechar o negócio.
Li recentemente num livro que a pessoa que está negociando é um vendedor e os vendedores normalmente são os piores negociadores do mundo. Querem fechar a venda, não importa tanto o preço. (Dobre Seus Lucros – Bob Fifer).
Identifica-se então a importância de conhecer o produto que deve ser transportado e assim agregar valor ao seu serviço. Pense numa empresa de informática, que precisa levar seus computadores da fábrica para lojas em todo Brasil. Para essa empresa, é melhor um frete barato que não possua segurança em suas bases e garantia de prazo para entrega, ou um serviço com valor um pouco mais alto, mas que seja entregue no prazo especificado, sem nenhuma perda ou roubo no meio do caminho? O mesmo vale para transporte de perecíveis: uma empresa de alimentos não estaria disposta a pagar 20% mais caro em seu frete para que seus produtos não cheguem estragados do outro lado do país?
O que deve ser exposto e argumentado ao comprador é o custo e o tamanho da dor de cabeça em caso de roubo (segurança) ou perda (por prazo e armazenamento inadequado) de seus produtos. Vale o racionamento no preço do frete para arcar com custos mais altos posteriormente?
Essa é relevância de conhecer o mercado ao qual está ofertando preço. A pesquisa sobre o produto e seu valor é primordial para proposta de preços que está sendo montada. Uma empresa que transporta copos descartáveis provavelmente não tem a mesma urgência de entrega de uma que esteja transportando frutas ou peixes frescos. A fabricante de computadores precisa de um esquema de segurança mais bem estruturado do que uma gráfica de materiais promocionais.
É daí que vem o preço. Entender a necessidade do cliente, os gaps que ele tem hoje no transporte e as razões por estarem abrindo concorrência faz com que você entenda qual preço pode oferecer e qual limite deve ter para negociação. E dessa forma vende-se o serviço ao invés do preço.
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