Por: Gustavo Paulillo
O papel do líder na motivação pode afetar o resultado final de uma força de vendas?
A motivação é um caráter íntimo de cada profissional. Vários fatores influenciam na maneira que uma pessoa levanta da cama pela manhã e por mais que se negue, tudo o que acontece ao redor de um profissional influencia no seu desempenho.
Por ser a área responsável pela geração de negócios, quando a tristeza, os problemas e a falta de motivação na força de vendas se instalam, é preciso que o líder intervenha para que não haja prejuízo.
No meio disso tudo, o líder precisa tomar alguma atitude para que a desmotivação de um não influencie toda a força de vendas.
Este post contém um excelente texto sobre o que é liderança e motivação, aproveite! Quer saber ainda mais sobre a influência da liderança e motivação de trabalho em equipes de vendas? Então baixe nosso e-book: Guia para Gestão Eficiente da Equipe de Vendas
O papel do líder na motivação de força de venda
Sendo assim, é necessária alguma ação por parte do líder para que os problemas e o desempenho de uma pessoa não contaminem toda a equipe.
Seguem algumas dicas de como lidar com a desmotivação de um profissional e como aumentar a produtividade da equipe de vendas.
1. Se coloque ao lado do profissional
Só existe uma maneira de você obter o melhor desempenho profissional ao gerenciar sua equipe: entendendo que todos nós temos problemas e que todo problema prejudica no desempenho dos profissionais.
Dito isso, não queira que o profissional vença todos os problemas pessoais para estar supermotivado no trabalho e batendo as suas metas de venda.
O papel da liderança na motivação envolve entender quais problemas são importantes e que, se esses não forem solucionados no momento certo, podem acarretar um problema de longo prazo.
Por esse motivo, o melhor a ser feito é entender os problemas e se colocar do lado do funcionário, para que ele se sinta seguro de que a empresa entende o seu problema, ao invés de ficar ainda mais preocupado devido seu desempenho ter caído.
Se o funcionário está com um problema pessoal e, ainda tiver medo de ser demitido, teremos um profissional beirando a depressão.
Por outro lado, se a empresa estiver do lado do vendedor na hora do problema, ele será grato e depois vai querer recompensar a confiança da empresa.
2. O papel da liderança na motivação é fundamental
A verdade é que, muitas vezes, um funcionário pode estar desmotivado por motivos profissionais.
Um exemplo é quando a empresa promete tudo durante a contratação, mas não cumpre metade do prometido.
Outra coisa pode ser o péssimo ambiente de trabalho e as péssimas condições.
Porém, a grande verdade é que um líder não pode motivar os funcionários, nem querer que, apenas porque ele precisa bater uma meta, seus funcionários trabalhem totalmente motivados.
O que o líder pode fazer pela sua força de vendas é oferecer um ambiente descontraído e sem pressões. O ambiente pode não ajudar o vendedor que já esteja desmotivado, mas ajuda e muito a não desmotivar um funcionário motivado.
3. Flexibilidade é um fator de motivação da força de venda
Ao contrário do que a maioria das empresas acredita, um ambiente agradável e a flexibilidade de horário acaba valendo muito mais que um salário alto.
Os funcionários levam a liberdade muito em conta. Até alguns anos atrás, um funcionário que se atrasava mais de 15 minutos precisava de autorização para entrar no trabalho.
A nova geração de profissionais acha isso um abuso e, quer ter liberdade para entrar mais tarde ou sair mais cedo para resolver problemas sem ter que ficar com justificativas e explicações.
O papel do líder na motivação é incentivar esses itens mais atuais!
A liberdade é uma ótima aliada dos fatores com que os funcionários se motivam.
Isso significa que, sabendo que a empresa confia na sua responsabilidade, o funcionário vai sempre querer dar o melhor de si na hora em que estiver trabalhando, fazendo atendimento a um cliente, ou em uma visita fora da empresa.
E se tiver algum problema, poderá contar com a compreensão da empresa.
Ninguém é responsável por motivar ninguém
Mas é possível não atrapalhar o clima da força de vendas. Muitas vezes, o papel do líder na motivação é este.
É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais.
Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa se transforma em um relacionamento ganha-ganha.
Para concluir, se a empresa é compreensiva com os funcionários, com certeza eles farão sempre o melhor para que as metas sejam alcançadas, e o papel do líder na motivação terá se mostrado adequado.
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