Que as estratégias digitais são ótimas aliadas às vendas todo mundo já está careca de saber. Mas, com a disseminação da internet e de ferramentas como e-mail marketing e comunicação via SMS, vem uma dúvida: qual a melhor estratégia de marketing digital para o meu negócio? No artigo de hoje a Akna apresenta quais as principais vantagens de cada uma. Continue com a gente e entenda como elas funcionam e como você pode usá-las para beneficiar o seu negócio!
Como funciona o envio de e-mail marketing?
Dados da Pew Research apontam que 92% dos adultos inseridos no meio digital utilizam email. E a notícia fica ainda melhor: 61% deles acessam diariamente. Essa informação nos prova que a tecnologia móvel é consolidada e que esses recursos são práticos e ajudam a facilitar o dia a dia das pessoas.
O e-mail marketing é uma dessas ferramentas. Oficialmente ele serve para levar comunicados aos clientes, colaboradores e entusiastas sobre a sua empresa. O envio da comunicação por e-mail é eficiente e, se usada da forma correta, pode ajudar a melhorar o relacionamento da sua marca com o cliente. Ele pode trazer resultados excelentes e efetivos para o seu negócio.
Para ser eficiente você precisa ter em mente alguns pontos como:
disparar conteúdo relevante;
escolher bem o público de cada e-mail;
despertar o interesse do leitor com títulos interessantes;
ter bom senso e não exagerar no número de envios.
Seguindo as orientações essa estratégia de marketing digital pode ajudar a melhorar suas vendas.
Além disso, o e-mail marketing pode ser de diferentes tipos, como:
newsletter (com o objetivo de informar e gerar engajamento dos consumidores. Você precisa identificar o problema e as principais dúvidas do seu cliente e ajudar ele a esclarecer);
e-mails transacionais (são aqueles sazonais enviados em datas comemorativas ou com lembretes, confirmação de compras e troca de senhas, por exemplo. Eles ajudam na fidelização dos clientes);
e-mails de nutrição de leads (eles ajudam a aumentar o interesse de compra do seu possível futuro cliente. Uma estratégia muito usada com o funil de vendas).
E o SMS, como ele é feito?
Diferente do que muita gente acha, o SMS ainda é uma ótima estratégia de marketing digital e funciona muito bem. Ele também é uma forma de levar comunicação direta para os consumidores. E pelo celular estar sempre perto de nós, essa comunicação acaba sendo ainda mais rápida e dinâmica. O recurso é bastante eficiente tanto para vendas como para manutenção do relacionamento.
Assim como o e-mail, o SMS também precisa de estratégia para ser usado. Além disso, existem algumas formas de aplicar a ferramenta como:
SMS de promoção (usado para anunciar produtos/serviços em promoções. Com ele você pode oferecer ofertas exclusivas que vão te ajudar a mensurar o resultado no fim de um período. Esse tipo também pode ser usado para envio de cupons de desconto);
SMS Link (tem como principal objetivo direcionar os contatos para alguma página web);
SMS Institucional (ajuda a fortalecer a imagem da empresa. É muito eficiente para divulgar os diferenciais do negócio);
SMS Teaser (esse modelo serve especialmente para despertar a curiosidade e chamar a atenção do público para algo que vai ser lançado. É uma forma de gerar expectativa e burburinho sobre a marca);
SMS de felicitações (aqueles disparados em datas comemorativas como aniversário do cliente, dias das mães e natal, por exemplo).
Vantagens dessas estratégias digitais
taxa de abertura relativamente alta;
ótimo custo benefício;
rapidez da entrega;
grande alcance;
ajuda na fidelização dos clientes;
conteúdo direcionado e personalizado;
ajuda a manter o relacionamento com os clientes;
aumenta o tráfego do seu site;
fornece métricas úteis para o seu negócio;
ajuda a entender as necessidades dos consumidores.
Afinal, qual escolher?
A verdade é que você não precisa escolher. Ambos podem funcionar muito bem como estratégia de marketing digital, principalmente se usados em conjunto. Cada um tem suas particularidades e benefícios, mas juntos, trabalham para uma comunicação mais efetiva da sua empresa com todos os consumidores e possíveis clientes.
Crie estratégias e nunca mande e-mail ou SMS de forma aleatória, sem ter um objetivo específico para isso. Além de saturar o cliente, a ação pode ter o efeito contrário.
E usar as estratégias combinadas, não quer dizer para você mandar um mesmo conteúdo de duas formas diferentes. Quer dizer que você precisa entender seu público e segmentar. Você pode usar o SMS para anunciar um teaser e lançamento de um produto. E depois usar o e-mail marketing para dizer os diferenciais e porque o produto/serviço é ideal para a pessoa que está lendo. E não se esqueça de ser criativo.
Resumindo, unir as estratégias é a chave para vender mais!
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