Entenda porque vale a pena investir em um CRM estando inserido no segmento imobiliário.
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de marketing que permite um melhor relacionamento com os clientes. No mercado imobiliário, também pode ser utilizado e a ideia é melhorar a comunicação entre o corretor ou imobiliária e o interesse em comprar, alugar ou vender.
Entender o que o cliente deseja e qual tipo de apartamento ele busca, facilita na entrega de algo que ele realmente precisa. Quando isso acontece, o cliente se sente acolhido.
Assim, uma interação entre as partes causa uma impressão positiva e, quando precisar de serviços imobiliários novamente, aquela pessoa volta a procurar o corretor.
Saiba agora quais são os principais benefícios do CRM para os corretores imobiliários!
Histórico do contato de cada cliente
Com o uso do CRM, o corretor de acesso a todos os contatos realizados com o cliente, desde o primeiro momento. Pode ter sido um e-mail, uma chamada telefônica, uma mensagem no WhatsApp. Não importa como, todas as informações estão guardadas.
Assim, é possível saber o que já foi conversado e quais deram deram certo (e quais não surtiram efeito). Por isso, fica mais fácil a interação com o cliente em potencial. O corretor deixa de ser “um chato” tentando empurrar algo e passa a ser como um amigo que entende problemas.
Agilidade no dia a dia
Como as informações estão centralizadas, o dia a dia do corretor passa a ser mais ágil. Tudo o que ele precisa é facilmente encontrado nenhum software usado pelo CRM. Sendo assim, não há risco de abordar leads que não estão interessados ou repetir uma mesma oferta para um cliente com quem já conversou.
Basta selecionar com quem deseja trabalhar aquele dia e ir direto ao ponto. Sem contar que fica mais fácil identificar quem está interessado em comprar terrenos, casas ou apartamentos e quem estava apenas curioso sobre um determinado assunto ou imóvel.
Conhecer melhor o cliente
Imagine a seguinte situação, é mais fácil vender um produto ou serviço para alguém que você conhece ou para um desconhecido? Com certeza você respondeu que “para alguém que conhece”. Então, é indispensável entender quem é o seu cliente e conhecê-lo melhor, para entregar o que ele realmente deseja.
O CRM torna uma boa alternativa, pois com suas ferramentas você consegue guardar várias informações sobre cada cliente. Assim, sabe o que funciona com ele, o que ele não gosta tanto e apresenta os melhores imóveis para o perfil dele.
Aumento da qualidade do atendimento
Cliente satisfeito sempre retorna para fazer negócio. O CRM ajuda a entender melhor a necessidade de cada pessoa que entra em contato com o corretor. Assim, ele adapta seu atendimento de acordo com o que o cliente precisa.
O resultado é o aumento da satisfação e o interesse em continuar trabalhando com aquela pessoa. Se precisar alugar, comprar ou vender novamente, o cliente lembra imediatamente daquele atendimento positivo e já retorna para falar com quem o fornecer. Além disso, também contribui para as indicações positivas.
Segmentação de clientes por interesses
Falar sobre um loft com os clientes que não estão interessados neste tipo de imóvel pode ser uma perda de tempo. Você demonstra que não entende o que aquela pessoa precisa e está apenas tentando empurrar um imóvel que está há muito tempo parado. Por isso, usar o CRM é muito importante e vai ajudar a evitar este erro.
O sistema permite conhecer melhor os clientes, como você já viu anteriormente, e com isso segmentá-los de acordo com seus interesses. Pode ter um grupo apenas para quem busca imóveis de luxo, outro para quem prefere casas, outro para quem busca kitnets e por aí vai. Conforme passam a ser mais direcionadas e certeiras.
Gerenciamento de contatos
Já solicitada se deseja que pedir os dados pessoais e informações de contato das pessoas toda vez que elas retornassem para pedir sua ajuda na compra de um imóvel? Ficaria uma impressão ruim, por isso, o CRM entra para ajudar no gerenciamento de contatos.
Além de classificar o cliente conforme seu perfil (como indicado no tópico acima), você também tem acesso a todos os seus dados. No sistema estão cadastrados telefones, e-mails, WhatsApp, endereço e até o melhor horário para entrar em contato. Assim, suas chances de conquistar o cliente altas e fechar negócio são muito mais.
Entendimento do funil de vendas
O CRM também vai facilitar no entendimento do funil de vendas, ou melhor, no conteúdo a ser oferecido em cada uma das etapas. Os leads e clientes em potencial são classificados conforme a etapa em que se buscam no funil e a partir disso, você sabe qual abordagem adotar e que tipo de conteúdo entregar.
Por exemplo, um lead que ainda está no meio do funil pode querer saber mais sobre um bairro ou cidade, mas não quer receber ofertas diretas de casas ou apartamentos para vender e alugar. Agora, alguém que está no fundo do funil aguarda por opções, quer ver quais imóveis estão disponíveis.
Emissão de relatórios precisos
Os relatórios fazem parte da rotina da imobiliária e do corretor de imóveis, é por meio deles que você vai entender o que acontece e qual é o perfil de vendas dos seus clientes. Com os relatórios, também é mais fácil entender resultados e analisar que você precisa melhorar ou mudar.
Aumento no número de vendas
Um dos benefícios mais notados pelo uso do CRM pelos corretores de imóveis é o aumento no número de vendas. Este, na verdade, é uma consequência de todos os que foram citados anteriormente. Como é possível entender melhor o cliente, classificá-lo de acordo com os seus gostos e oferecer um melhor atendimento, fechar negócio se torna mais fácil.
Sem contar o uso do funil de vendas, trabalhando com as pessoas de acordo com a etapa em que se referindo, respeitando seu tempo e sem forçar a barra, empurrando a venda ou aluguel de uma casa ou apartamento. Ao final, o corretor que usa o CRM só tem a ganhar e vai aumentar ainda mais sua cartela de clientes.
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