Por: Heloisa Figueira
Os clientes, de um modo geral, gostam e esperam ser bem tratados ao iniciar o processo de compra em uma empresa. Eles buscam por um vendedor atencioso e que esteja disposto a oferecer o suporte necessário, desde a escolha do produto ou serviço até após a concretização da venda.
Por isso, ter uma equipe de atendimento bem qualificada e preparada é um requisito importante para que bons negócios sejam efetuados, proporcionando clientes mais fiéis. Nesse sentido, o pós-venda se torna sinônimo da pré-venda em um próximo contato com o consumidor. Isso ocorre devido a expectativa do cliente em encontrar a mesma assistência que foi essencial para a sua decisão de compra no primeiro contato com a companhia. Por isso é tão importante ter um pós-venda na sua empresa.
Diferentemente do que muitas empresas pensam, não é necessário um grande esforço para que o pós-venda seja efetivo e traga resultados satisfatórios para a corporação. Um dos pontos principais, por exemplo, é a aproximação com o consumidor, afim de identificar as suas necessidades reais e expectativas de consumo.
Para te ajudar a ter um pós-venda significativo e abrir o caminho para novos negócios, listamos algumas estratégicas essenciais para você aplicar em sua empresa. Confira:
Converse com o seu cliente
Algumas empresas investem em departamentos especializados no pós-venda. Esse é realmente um investimento significativo, porém, para quem está iniciando nesse serviço, algumas estratégias mais simples são igualmente valiosas.
Reuniões para o acompanhamento do trabalho ou mesmo ligações esporádicas para saber o grau de satisfação com o produto ou serviço adquirido, são ótimas maneiras de se relacionar com o cliente, mostrando a ele que a empresa está preocupada com a sua experiência de compra e aberta a recebê-lo novamente.
Outra maneira prática e efetiva de realizar o pós-venda é utilizando os e-mails de confirmação da compra, já que possuem as maiores taxas de abertura. Aproveite a ocasião para convencer os clientes a ficarem atentos a outros produtos e serviços que a sua companhia oferece.
Além disso, o e-mail é uma ferramenta eficiente para avaliar o grau de satisfação do cliente após ele ter utilizado o produto ou serviço e também com o processo de compra. Essa comunicação mais próxima torna seu pós-venda mais escalável e o marketing de sua empresa mais envolvente, além de ajudar a identificar os pontos a melhorar e os aspectos positivos que devem ser potencializados.
Monitore os melhores períodos de compra
Um dos aspectos importantes do pós-venda é monitorar quando os clientes estão comprando seus produtos ou serviços. Nesse sentido, é preciso que o pós-venda analise se os consumidores compram mais no início de cada mês, no fim de semana ou a cada três meses, por exemplo. Ter esse estudo em mãos ajudará nas estratégias de antecipação das necessidades dos clientes, como o envio de e-mail marketing durante esse período de maior propensão para a compra.
Ofertas exclusivas para os clientes atuais
O consumidor fiel, que já comprou por mais de uma vez os produtos ou serviços de sua empresa, precisa ser recompensado por essa escolha. Uma maneira interessante de fazer isso é oferecendo a ele descontos, cupons ou promoções exclusivas, visando incentivar as compras futuras.
Para propagar essa fidelidade com outros potenciais clientes, é importante incluir nessas comunicações exclusivas um botão “compartilhar”, para que os clientes recomendem para seus amigos e familiares a empresa ou um determinado produto. Para estimular essa ação, o cliente precisa de algo em troca, um desconto adicional na próxima compra pode ser muito atraente para o consumidor.
O pós-venda é um importante caminho para a fidelização e aumento das vendas de uma empresa. E você, já realiza alguma ação para engajar seus clientes? Se sim, conte para nós a sua experiência nos comentários.
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