Por: Leandro Branquinho
Muitos animais são possuidores de um sexto sentido que faz com que pressintam com antecedência eventos como terremotos ou tsunamis. Muito antes de um terremoto chegar, por exemplo, praticamente todos os animais correm para as montanhas para se proteger.
No mundo dos negócios também acontecem alguns abalos sísmicos. Mas diferente do reino animal, não são todos os empresários e vendedores que percebem que a onda está chegando.
Alguns vendedores de loja têm boa memória e guardam os nomes dos clientes. Assim, o chamam quando ele volta à loja. Também já é possível perceber vendedores que têm clientes como amigos em seus perfis nas redes sociais. Mais ainda, existem vendedores que não perdem o contato com os clientes porque utilizam com frequência o e-mail e o WhatsApp.
Esses últimos entenderam que a onda da hiper-conectividade chegou, mas eles ainda não são maioria…
Como entrar nessa onda
As pessoas estão cada vez mais conectadas e hoje é possível encontrar vendedores que estão constantemente em contato com os clientes por conta das facilidades de comunicação. Bons vendedores já perceberam que precisam se adequar; vendedores desligados não fazem a mínima ideia de por quê estão perdendo vendas.
O cenário muda de tempos em tempos. Mas não muda de uma vez.
Primeiro vem uma marolinha, depois começa a fazer barulho e quando menos se espera, um tsunami engole todos aqueles que não se adequaram.
Se desenvolvermos a nossa criatividade, seremos mais resilientes às mudanças. E se agirmos com consistência, teremos mais chances de sempre sermos considerados pelos clientes.
O problema é que pouca gente se acha criativo. Mas o fato é que todos nós temos potencial criativo. Praticamente toda e qualquer criança é curiosa e faz coisas que um adulto não faria. Isto porque ela ainda não passou na máquina de moer da sociedade.
À medida que a criança cresce, ela é privada da sua curiosidade. E, aos poucos, tem seus gostos e atitudes pasteurizados.
Aliás, uma das chaves para se manter criativo é a curiosidade. Com a curiosidade, procuramos filmes diferentes, livros que não estão na lista dos mais vendidos, programas de TV que nem todos estão assistindo, etc. É a curiosidade que nos possibilita utilizar ferramentas tecnológicas para termos consistência em um pós-venda diferente do que a concorrência está acostumada.
3 Ferramentas digitais para um pós-venda consistente
1. Google Alerts (www.google.com/alerts)
Com esta ferramenta é possível monitorar tudo que é postado na internet sobre um determinado assunto ou sobre uma pessoa. Vendedores atentos já estão utilizando este recurso para saber notícias sobre os seus clientes e o segmento de atuação deles.
O bacana é que você pode programar para receber os alertas em seu e-mail diariamente ou semanalmente. O Google Alerts é um ótimo meio de se municiar de assuntos e acabar com frases medíocres como: “Estou ligando só pra saber se o senhor está precisando de alguma coisa” e “Eu estava passando por aqui e decidi entrar para saber se está tudo bem ou se precisa de alguma reposição”.
2. Recursos do Facebook
O Facebook tem recursos muito simples e úteis para se manter em contato com as pessoas. Tendo seus clientes na sua lista de contatos na rede social, você pode escolher receber notificações sobre todas as postagens destas pessoas. É só clicar em “amigos”, digitar o nome da pessoa, passar o mouse em cima do retângulo “amigos” e depois escolher “obter notificações”. Ou, ainda, se você tiver muitos clientes em seus contatos, você pode seguir estes mesmos passos e, ao invés de clicar em “obter notificações”, escolher “adicionar à outra lista”. Assim, você poderá criar, por exemplo, uma lista de todos os clientes de um bairro, cidade ou de um segmento específico.
Sabe por que este recurso é bacana? Porque esta rede social não mostra as postagens de todos os seus amigos. Mostra somente uma porcentagem delas. Ao clicar em obter notificações, você receberá o aviso de todas as postagens de seus clientes, e ao adicionar a uma lista, você poderá acessar estas postagens quando quiser.
E é claro que não preciso falar que as pessoas adoram receber um “curtir” em suas fotos pessoais. Faça isto com frequência (sem exageros) e você será mais lembrado do que os vendedores que só utilizam o Facebook para manter-se em contato com a família e amigos.
3. Recomendação no Linkedin
Se você tem algum cliente com um perfil no Linkedin, tente lembrar das qualidades desta pessoa ou das características de sua empresa que você admira. Fazer uma recomendação sobre o trabalho do seu cliente aumentará a “influência” que ele tem nesta rede social. Normalmente, as pessoas são gratas por estas recomendações e costumam recomendar de volta. Ou seja, é interessante para as duas partes.
Uma vez, quando comentei com empresário sobre redes sociais para fazer pós-venda, ele me disse que mídias sociais são onda passageira. Em certo ponto, ele tem razão. O Orkut morreu. Quem diria que isto aconteceria há 5 anos? Mas o comportamento social das pessoas não morreu (e não morrerá). Os clientes podem escolher nadar em outras águas, e os vendedores podem escolher nadar junto ou ser engolidos quando a onda se transformar em um tsunami.
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