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25 de fevereiro de 2018 - 14:07

Entrevista-com-paulo-silveira-porque-vender-e-para-poucos-6-insights-que-vao-mudar-seu-mindset-televendas-cobranca

Hoje eu tive a honra de conversar com o Paulo Silveira, conferencista nas áreas de Vendas, Negociação e Liderança com mais de 2.000 palestras em sua carreira em 19 anos de profissão. Consultor, empreendedor e articulista com mais de 900 artigos editados. Mentor e líder do Projeto Liderança Made in Brazil. Autor de mais de 20 livros, destacando-se os best-sellers: A Lógica da Venda e Atitude – A Virtude dos Vencedores. E durante a nossa conversa, tentamos responder Porque Vender é para Poucos! 6 Insights que vão mudar seu Mindset! Confira!

A sociedade muda diariamente e com ela às exigências pessoais e profissionais, onde a tecnologia cria necessidades, rega prioridades, diminui o tempo de adaptação, e faz com que aja inovação ou a morte de algumas profissões!

E uma das profissões que mais exigem adaptação é a de Vendedor! Vender é para poucos, pois os desafios são grandes: no ato de vender obrigatoriamente temos que pensar primeiramente em levar lucro às pessoas ou setores a quem ofertamos nossos produtos ou serviços, ter a certeza de honrar a empresa que representamos pelo que entregamos e pela nossa palavra dada, e por consequência sermos profissionais que nos antecipamos tanto no sentido de mercado, quanto no sentido profissional.

Pois a única forma de crescer com nobreza nesta profissão é fazendo com que outros cresçam antes de você, lucrem antes de você e se mantenham em equilíbrio. Portanto, para crescer na profissão de Vendedor e obter êxito em suas atividades, destaco cinco pilares mínimos a serem observados:

AUTOCONFIANÇA:

Para que o profissional de vendas possa manter-se à margem da competitividade atual que a área de vendas requer, ele precisa possuir um nível de autoconfiança que lhe permita competir com a habilidade e conhecimento do seu concorrente, indiferente de seu tamanho ou onde se localize.

Embora o conhecimento do produto e a especialização em vendas sejam considerados essenciais para o sucesso, o fator determinante para efetuar a venda é a autoconfiança do vendedor e a habilidade de fazer coisas que seus concorrentes não querem, não gostam ou não tem autoconfiança suficiente para fazê-las.

COMPETÊNCIA NAS VENDAS:

Num mundo de crescente competição e aumento de expectativas dos consumidores, a competência em vendas nunca teve um papel tão importante como agora. A habilidade para utilizar a abordagem na venda profissional requer do profissional de vendas atual um vasto conhecimento das técnicas.

A mascateagem (venda de porta à porta) do passado há muito não é mais aceitável, e hoje tem pouca eficácia. Hoje nós temos de entender de tecnologia, administração de sistemas, possuir habilidades profissionais, saber como desenvolver e apresentar soluções viáveis, ter impecável pontualidade, e ainda saber como criar, atender e manter contínuos os relacionamentos gerando lucro em tempo integral.

HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO:

O profissional de vendas de hoje tem de saber se comunicar a um nível que exceda a imaginação de seu predecessor. A habilidade de se comunicar face a face é mais importante do que nunca. Entretanto, com os consumidores esclarecidos que temos hoje, as expectativas vêm crescendo rapidamente.

É solicitado ao profissional de vendas fazer as apresentações antes de se efetuar a compra, submeter propostas e submeter às soluções apresentadas através da tecnologia. Assim a habilidade de se comunicar através das diversas formas da mídia é uma habilidade indispensável para o profissional de vendas chegar ao sucesso.

HABILIDADE ORGANIZACIONAL:

As expectativas dos consumidores vêm crescendo a um nível que demanda apoio profissional, que frequentemente ultrapassa a amabilidade ou capacidade de venda profissional. A necessidade de envolver outros em identificar soluções viáveis para clientes em perspectiva, desenvolver e levar apresentações de vendas e dar manutenção aos clientes existentes envolve um grande número de pessoas.

A habilidade do profissional de vendas em organizar seu tempo, horários, contato com sistemas de administração, apresentações, e um sistema de apoio e ainda manter uma continuidade nos relacionamentos com os clientes requer um alto nível de habilidade organizacional.

RELACIONAMENTOS:

A habilidade de criar relacionamentos significativos com clientes é um sério componente para a construção de um forte e benéfico relacionamento comercial. As pessoas tendem a fazer negócios com as pessoas que elas gostam, admiram, confiam ou respeitam. A habilidade de influenciar e criar imagens de crescimento na mente dos clientes é uma das diferenças entre o profissional que não tem limite de crescimento, e o amador sobrevivente de vendas.

Neste mercado o cliente o recebe porque o vê como uma pessoa estratégica e importante para seu crescimento pessoal, assim como o crescimento de seus negócios. Pois confia que você além de ser um mensageiro de boas noticias, é um gerador de lucros que trabalha a favor dele.

SEIS INSIGHTS QUE VÃO MUDAR SEU MINDSET!

Em vendas e na vida o que não se mede não existe. Mas o que medir? Acredito que seja essencial medir sua satisfação nesta magnífica profissão, pois do primeiro ao último dia você terá que superar-se, premiações e título aqui tem valor comemorativo apenas, pois quem dita as regras de seu crescimento são os clientes que você servirá durante toda a sua vida, além de você precisar ser exemplo de conduta, eficiência e resultados sempre.

Se você não sabe explicar o processo de vendas por escrito, então você não sabe o que está fazendo.  Na maioria das profissões existe uma rotina diária que não existe em vendas. Em vendas existem mudanças, comportamentos e lucratividade baseada nos resultados positivos de nossos clientes. Então é obrigatório fazermos relatórios com o descritivo do que deu certo e do que deu errado de forma particular a cada atendimento e venda realizada. Pois serão úteis para visualizarmos nossos resultados, assim como é útil o extrato bancário para controlarmos nossas finanças. Saber explicar o processo de vendas por escrito o conduzirá a resultados positivos, a promoções e ao controle de suas vendas e também de sua vida.

O LUCRO É A SEMENTE DO AMANHÃ! Sempre considero 5 fatores antes de fechar um contrato: Ética, Lucratividade, Estabilidade, Aprendizado, Indicações.

Dificilmente existirá coisa pior nesse mundo do que pessoas que não se valorizam profissionalmente, e não agregam valor ao que vendem; E, para “vender” têm que sempre vender o mais barato. E pessoas que consideram preço somente, são suas merecidas vítimas e pagam alto preço por isso. Pois até hoje eu não conheci nenhum profissional que evoluiu ou foi promovido por só vender coisas de baixo valor agregado ou porque vendem somente preço.

Acredito que vender é servir, é compreender as necessidades das pessoas, é a arte de transformar dinheiro em amizade, é conseguir êxito… Na realidade todos os seres humanos que contribuem para o bem estar material, intelectual, espiritual e moral de seu ambiente, viverão sempre em equilíbrio e com uma justa e perfeita recompensa.

Vença e supere-se sempre, pois: VENCER os outros não chega a ser uma grande vitória. VITORIOSO é aquele que consegue vencer a si próprio, combatendo seus vícios e controlando suas paixões. A VITÓRIA sobre nós mesmos é muito mais difícil, pois ela acontece em plena solidão, nas dores mudas, sem os aplausos dos demais. Ela requer mais coragem, mais disciplina, mais ousadia, maior neutralidade em relações as críticas dos dissidentes e da nossa própria autocrítica.  Mas se você não consegue da primeira vez, faça de novo. O simples fato de tentar de novo já contará como uma primeira vitória. Considere sempre a verdade e nunca aceite os limites, principalmente os da idade, pois o homem nunca se torna velho desde que seus lamentos não tomem o lugar de seus sonhos, da busca incessante dos seus objetivos e das suas ações criadoras. PAZ, AMOR, SAÚDE E PROSPERIDADE A VOCÊ.

Desejo que no ano a ano você continue sendo uma pessoa que viva em equilíbrio e abundância porque é visto como alguém que gera lucro tanto para as pessoas, como para a sociedade! Lembre-se ainda que RESULTADOS POSITIVOS decorrem do aproveitamento das oportunidades e não da solução de problemas! Solução de problemas no máximo só restaura a normalidade, e no ambiente que trabalhamos, “ser normal” é morrer um pouco a cada dia que nasce um novo concorrente ou uma mudança de tecnologia… Oportunidades significam explorar novos caminhos, crescer com sustentabilidade e ser visto como uma pessoa de ATITUDE.

Tenha um fabuloso dia hoje e sempre… Pois o MERCADO é do TAMANHO de sua IMAGINAÇÃO.

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