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23 de fevereiro de 2022 - 17:01 - atualizado às 18:10

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O que é gestão de leads: a importância do mapeamento

Basicamente, a gestão de leads pode ser definida como a prática de captar, organizar, qualificar e engajar oportunidades de negócio a fim de convertê-las em vendas.

Tendo isso em vista, o mapeamento de leads é uma forma otimizar a gestão desses contatos.

O mapeamento é importante para a gestão de leads porque ele permite acompanhar a evolução de cada oportunidade de negócio por toda a jornada de compra.

Ao mapear os leads, é possível fazer a identificação do momento em que ele se encontra no funil de vendas e definir qual abordagem ou estratégia deve ser adotada para fazer com que ele avance.

O mapeamento de leads é importante também para que seja possível enviar o conteúdo certo, para o lead certo e no momento certo. Isso aumenta o engajamento e incentiva os leads a tomarem as decisões que você espera que eles tomem.

Passo a passo: como fazer o mapeamento de leads

Agora que você já sabe qual a importância do mapeamento de leads para a gestão dessas oportunidades e, consequentemente, para o aumento da vendas, confira a seguir quais são as 3 etapas fundamentais de como mapear leads.

Passo 1 – Defina o perfil ideal de cliente

Dificilmente será possível mapear os leads se não houver um perfil de cliente que a empresa considera ideal para as soluções que ela oferece.

É com esse perfil bem definido que será feita a identificação dos leads com mais chance de serem convertidos em clientes.

Além disso, a definição de um perfil ideal de cliente otimiza os esforços da equipe de vendas, que não vai precisar perder tempo tentando prospectar ou qualificar leads que não tem a ver com a proposta de valor da empresa.

Passo 2 – Estabeleça os critérios de qualificação dos leads

O segundo passo do mapeamento consiste em estabelecer os critérios que vão determinar se os leads estão devidamente qualificados e prontos para serem convertidos em clientes.

Essa etapa do mapeamento é importante para evitar que o lead avance de fase no funil de vendas antes da hora. Isso pode acabar atrasando o ciclo de vendas ou até mesmo fazendo com que o lead desista da solução que a sua empresa está oferecendo.

Vale a pena ressaltar também que o time de vendas e o de marketing devem estar devidamente alinhados no que se refere a esses critérios de qualificação de leads.

Dessa forma, evita-se que os leads cheguem até a base do funil sem a maturação necessária para a conversão.

Passo 3 – Pontue os leads

A pontuação dos leads, ou lead scoring, é um método de classificação desses contatos de acordo com a probabilidade de eles fecharem negócio e serem convertidos em clientes.

Neste terceiro passo fundamental do mapeamento, os leads são ranqueados a partir do perfil que eles apresentam e do “fit” entre eles e a solução oferecida pela empresa.

A pontuação de leads é de extrema importância para orientar as estratégias do time de vendas e otimizar esforços. Ou seja, os vendedores deverão dar mais atenção aos leads com maior scoring, pois a chance de serem convertidos é mais favorável.

O Agendor conta com uma funcionalidade especificamente criada para você pontuar e ranquear seus clientes em potencial.

Ficou claro o que é e como fazer mapeamento de leads?

Coloque isso em prática na sua empresa e melhore o desempenho da equipe de vendas, aumentando conversões e o faturamento da empresa.

E você sabe a melhor maneira de fazer isso, com agilidade e informações confiáveis? É com ajuda de um sistema CRM, como o Agendor.

Dessa foma, você automatiza várias etapas do processo e tem acesso às informações quando e onde estiver.

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