As empresas que não se adequaram à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada para regulamentar a proteção de informações pessoais na internet, se tornaram passíveis de sofrer sanções a partir de agosto deste ano. Se o seu negócio se preparou para não infringir a nova regulamentação, você já deve ter realizado os ajustes técnicos necessários.
Mas, se tratando de quem trabalha com Customer Experience, se adaptar à LGPD vai além de garantir que os dados das pessoas sejam consentidos do jeito certo. A nova lei também implica em uma maneira de se comunicar com os clientes e impacta a experiência que eles terão ao consumir seus serviços e produtos. E a boa notícia é que ela não traz benefícios apenas para os consumidores.
A segurança do cliente está em primeiro lugar
O compartilhamento de dados com terceiros é uma questão muito sensível na era da internet, ainda mais diante de tantos casos recentes de vazamentos e fraudes financeiras. Tudo isso faz com que a LGPD se torne fundamental.
E por que uma CX Company precisa se preocupar com isso? Por um motivo simples: o consumidor precisa sentir que sua empresa está, de fato, preocupada com a segurança dele e não pensando apenas em cumprir uma regra para não ser multada.
Para isso, não basta apenas um banco de dados hiper seguro, mas também uma comunicação simples, objetiva e, acima de tudo, transparente. Mais do que saber quais dados serão coletados, e que é possível solicitar a exclusão deles a qualquer momento, seu cliente precisa entender o porquê desse procedimento. A jornada do consumidor será muito mais agradável se você souber comunicar isso a ele.
Diminuição das burocracias
A LGPD tem como vantagem a diminuição de burocracias. Antes, as empresas pediam dezenas de informações às pessoas, muitas vezes sem um objetivo claro, apenas para preencher bancos de dados, gerando processos demorados que só manchavam a imagem da marca.
A nova legislação determina que as informações sejam coletadas apenas para finalidades específicas. Por isso, esse é o momento ideal para lançar mão de soluções que simplifiquem esse processo, através de bots e integração das informações coletadas em todos os canais de comunicação. Dessa forma, colaboradores diferentes poderão atender o mesmo cliente por terem acesso ao seu histórico de atendimento, simplificando o processo. Vantagem para o consumidor e vantagem para a marca.
Uso inteligente de dados
Junto com a diminuição de burocracias, a simplificação da coleta de dados estimula uma utilização inteligente. Ao invés de só encher um grande banco virtual sem propósitos específicos, agora as empresas podem recolher apenas o essencial e, baseado nisso, estabelecer estratégias para personalizar o atendimento, que é o grande foco de uma CX Company.
A Smart CX, novo produto da Wittel, tem todas as ferramentas necessárias para te ajudar a aprimorar a experiência dos seus clientes a partir da LGPD. Através de suas três camadas aliadas à inteligência humana, a Smart CX produz insights poderosos e otimiza processos por garantir uma jornada única entre os canais de atendimento, analisar as interações e formar uma base de dados estruturada e segura.
Estamos aqui para ajudá-lo a tornar a jornada do seu cliente mais segura e personalizada.
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