Por: Fábio Silva
Toda empresa precisa de novos clientes para crescer sua participação de mercado e lucratividade. Contudo, oferecer produtos ou serviços de qualidade, com um exímio atendimento não passa de uma obrigação para competir com os seus concorrentes. Para se destacar, manter os atuais clientes, fidelizá-los e fazer com que eles o indique, é preciso desenvolver estratégias de relacionamento duradouras. Além disso, para um crescimento acelerado, é necessário que você invista em estratégias de marketing altamente segmentadas e certeiras, otimizando os recursos financeiros.
A grande vantagem é que hoje, com o novo comportamento consumidor, é possível atrair potenciais clientes para o seu negócio com menos investimento e maior chance de assertividade. Neste contexto, o Marketing Digital se destaca cada dia mais. Dentre as possibilidades de atuação, o Inbound Marketing vem se mostrando cada dia mais relevante. Isso porque a estratégia, também conhecida como marketing de Atração, consiste em desenvolve ações voltadas a chamar a atenção do consumidor, em vez de “empurrar” publicidade a ele. Para isto, uma das técnicas mais adotadas é o Marketing de Conteúdo, que tem como objetivo a atração de leads através da disseminação de conteúdo relevante, de qualidade, associado ao seu nicho de mercado e de interesse do seu público-alvo.
Mas… O que são leads?
Leads nada mais são que oportunidades de negócio para a sua empresa. Diretamente falando, eles correspondem ao contato – principalmente de e-mail, mas que devem ser acompanhados de alguns outros dados para que sejam qualificados como uma real oportunidade comercial – dos seus potenciais clientes para que seja possível dar início ao relacionamento até concretizar uma conversão em venda.
Por que minha empresa precisa de leads?
Com as informações de contato de potenciais clientes – afinal, eles demonstraram interesse em ceder seus dados em troca de algo valioso a eles: o conhecimento que a sua empresa detém –, é possível desenvolver estratégias para educá-los sobre as necessidades que possuem e, em muitos casos, ainda não foram diagnosticadas ou mesmo demonstrar a eles que a sua empresa possui a solução para os problemas já encontrados, porém ainda sem solução.
A grande vantagem de trabalhar com leads, em vez dos processos ativos de vendas, é que estes contatos chegam até a sua empresa já demonstrando o interesse sobre o conhecimento por você compartilhado. Por isso, a chance de converter uma venda é exponencialmente maior. Nos processos convencionais, além de gerar “incômodo” no cliente em grande parte das vezes – já que ele pode não esperar um contato do seu comercial – você conta com uma possibilidade de acertar a hora em que a necessidade por seu produto ou serviço existe, o que depende de inúmeras variáveis.
Como gerar leads
Para conseguir estes leads, é necessário oferecer algo de valor em “troca”. Afinal, um contato de um potencial cliente tem um custo, e para consegui-lo com uma menor despesa, nada melhor que fornecer o que você tem como diferencial: conhecimento. Para isto, uma prática bastante convencional e eficiente é a geração de materiais ricos, que consistem em e-books, whitepapers, cursos online, webinars, formulários que contribuam com o dia a dia do seu público-alvo, dentre outros.
Você precisará de uma landing page, uma página de entrada onde o seu material será disponibilizado para download após o cadastro em um formulário. Ela deve ser atraente, explicativa, porém de forma objetiva, solicitar poucos dados, porém fundamentais. Com o lead em mãos, basta iniciar a nutrição do seu funil de vendas, até que ele esteja educado e preparado para se tornar cliente. E aí que o seu comercial atua, com um custo menor de operação e uma maior probabilidade de conversão! Não é incrível?
Agora que você já entendeu um pouco o que é Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Leads e como gerá-los com eficiência, já considerou rever sua estratégia? Para isto, o mais indicado é contar com uma consultoria, que indicará a melhor forma de atrair e converter estes clientes!
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