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O que fazer para vender hoje. Passo a passo!

por: Afonso Bazolli
fonte: Foco Consultoria
09 de junho de 2021 - 17:02

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Tem uma receita, dica infalível ou uma fórmula mágica pra minha empresa vender? Não! Mas, neste post vou dar minha opinião sobre o que fazer para vender por telefone e WhatsApp neste período de isolamento social.

Pra começar a nossa conversa preciso dizer que vender é para profissionais e neste período vai ficar claro quem é amador.

E por falar nisso… a foto do WhatsApp que você usa para fazer contatos com os clientes está mais para amadora ou profissional? Corre pegar o celular… se coloque no lugar do cliente… como sua foto será avaliada?

Se você usa o WhatsApp Business (versão gratuita do aplicativo voltada para pequenas e médias empresas) saiba que ele tem o recurso de catálogo de produtos/serviços. Funciona muito bem para apresentar seus principais itens de venda, além de facilitar a vida de quem quer comprar.

Se este recurso é pouco usado pelos seus contatos sugiro fazer uma postagem no status do próprio WhatsApp explicando como acessar o catálogo. Corre pegar o celular…

Mas, se sua empresa precisa falar com toda a base de clientes e não tem lista de contatos organizada no WhatsApp, avalie enviar SMS (mensagem de texto). É isso mesmo! O mercado tem boas ferramentas de disparo automático de SMS.

Corre pegar o celular… e veja se você recebeu algum SMS de empresas nos últimos dias. Eu tenho recebido este tipo de mensagem, inclusive de grandes empresas.

Agora, se você precisa fazer ligações e não tem um celular corporativo em casa avalie como usar a internet para fazer este tipo de contato usando soluções VOIP. Garanto que vai se surpreender com a qualidade.

Você tem mantido contato por telefone com seus clientes? Se a sua resposta é “não” lembre-se que é hora de cuidar dos seus relacionamentos! E isso inclui os seus clientes.

E para reforçar minha recomendação de que ligar é importante neste momento vou te dar dois bons motivos pra fazer isso:

Seus clientes são sua melhor lista de prospecção. É isso mesmo! Começar uma relação comercial com alguém que não te conhece pode ser mais complexo neste momento. Por isso busque oportunidades na sua base de clientes. Eles já sabem quem você é, e isso aumenta sua chance de vender.

Ah, mesmo que eles não comprem, você pode pedir indicações. E prospectar a partir de referências pode sim, ser bem menos complexo.

Por fim, quero compartilhar com você uma frase que gosto muito:

Não há crise que resista ao trabalho.

Esta frase é reforçada constantemente por um dos meus clientes e sempre fez muito sentido pra mim. E nestes dias de quarentena em que tenho conversado com diferentes empresas tenho refletido fortemente sobre a verdade que ela representa.

Mais do que em qualquer outra situação, vender passa por uma boa dose de atitude, por isso não fique parado. Não tem receita, dica infalível ou fórmula mágica, apenas faça acontecer!

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