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Novo modelo de call center auxilia vendas em e-commerce

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
21 de maio de 2014 - 18:07

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Um dos maiores portais de moda do Brasil, o Posthaus.com, segue a tendência do segmento e já comemora aumento nas vendas

O e-commerce nacional está crescendo a cada ano, mas ainda enfrenta um grande desafio: garantir que o consumidor conclua a compra. Para se certificar que o cliente encerre todo o processo com agilidade, um novo modelo de call center surgiu no mercado. O antigo “telemarketing” deu lugar a uma série de estratégias tecnológicas que visam prestar atendimento instantâneo e, na maioria das vezes, via internet. Um dos maiores portais de moda do Brasil, o Posthaus.com, iniciou a implantação do novo modelo de call center há cerca de dois anos, o que já fez aumentar as vendas no Portal.

Atualmente, a Posthaus conta com 34 colaboradores, que dividem os cargos de operador de call center  (atendimento tradicional) e operador de chat. Segundo a supervisora do Núcleo de Call Center, Regina Maria Klehr, é necessário dividir os trabalhos para atender a demanda de clientes que necessita de atendimento instantâneo e, na maioria das vezes, via internet. “O atendimento online já supera os contatos por telefone. Atualmente, 44% dos atendimentos é por e-mail e 35% pelo chat online e somente 21% por telefone, pois a maioria das pessoas está fazendo compras na internet e procura resolver qualquer dúvida através da mesma forma”, explica.

Para auxiliar ainda mais os serviços, o Posthaus.com ainda oferece atendimento pelas mídias digitais e, também, por respostas prontas disponíveis no Portal na página do Sistema de Dúvidas. Outra ferramenta utilizada pelo portal de moda para otimizar o processo de compra é o Sistema de Trocas. “O cliente acessa o site, solicita a troca e é enviada, via e-mail, a autorização de postagem, não sendo necessário o contato por um dos canais de atendimento. Com este sistema, diminuímos 50% dos contatos com o call center”, acrescenta Regina.

Para implantar o sistema ideal é necessário muito preparo de toda a equipe. As empresas estão optando por profissionais que gostem de comunicação, sejam dinâmicos e atentos às atualizações do setor. Regina afirma que o novo modelo de call center permitiu que o e-commerce nacional pudesse realizar promoções especiais, a exemplo do Black Friday, sucesso norte americano e que conquistou os consumidores do Brasil nos últimos anos.

A supervisora do núcleo relembra que o setor ainda está em constante expansão e está tomando diversas medidas para garantir que esta ampliação seja ainda mais ordenada e de satisfação para o cliente.

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