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19 de março de 2025 - 17:02

Net-Revenue-Retention-NRR-aprenda-a-calcular-sua-retenção-televendas-cobranca-2

O que é NRR?

A sigla NRR, que significa Net Revenue Retention ou Retenção de Receita Líquida, é uma métrica relacionada à retenção de clientes da sua empresa. Ela calcula a receita gerada pelos consumidores ativos durante determinado período. Seu resultado é usado para elaborar estratégias de engajamento e fidelização e planejar investimentos.

De modo geral, podemos dizer que essa taxa mede o sucesso do cliente na empresa. O que inclui atualizações de contratos, downgrades, upgrades e perda de clientes (churn).

Assim, é possível entender o potencial de crescimento da marca levando em conta os consumidores existentes.

Qual a importância do NRR para as empresas?

Mensurar essa taxa de retenção líquida é vital para a sobrevivência – e o crescimento – da empresa ao longo dos anos. Isso porque, ao entender sua capacidade de retenção e seu faturamento, há melhor gestão dos clientes e das finanças.

A retenção de clientes é considerada um fator primordial para reduzir custos, já que adquirir novos é de 5 a 25 vezes mais caro.

Além disso, citamos o aumento na lucratividade e a possibilidade do gestor elaborar estratégias que ampliem sua receita, sem precisar caçar leads desesperadamente para gerar caixa.

O Net Revenue Retention contribui ainda para:

medir o sucesso do cliente (e a qualidade de sua experiência com a marca);

entender como a taxa de churn afeta a sustentabilidade do negócio;

criar estratégias para os clientes ativos elevarem o ticket médio das compras;

identificar problemas com o produto, precificação, atendimento ao cliente etc.

Como calcular o Net Revenue Retention?

Para calcular esse indicador é preciso antes encontrar o valor do MRR (Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal). Ele mensura o faturamento do mês proveniente de venda recorrente.

Sua fórmula é: MRR = valor mensal do plano/assinatura × número de clientes

Agora, veja como calcular o Net Revenue Retention:

NRR = (MRR inicial + lucro com vendas de expansão) – (churn) / MRR inicial x 100

Sendo que o lucro com vendas de expansão significa o lucro proveniente de upgrades, up-sell e cross-sell. O churn engloba os valores de perdas, como cancelamentos e contratos não renovados.

Veja abaixo um exemplo de NRR para entender melhor!

Exemplo de NRR

Imagine que sua empresa tenha uma receita de R$1.000.000 no começo do ano, gerada apenas pelos seus clientes ativos. Após três meses (primeiro trimestre), ela aumentou R$150.000 com up-sells e outras expansões.

Só que nesses três meses houve um churn que representou perda de R$50.000 pelo cancelamento de contrato de clientes ou até mesmo redução no valor de seu plano.

Para calcular o NRR, inclua esses valores na fórmula:

NRR = (MRR inicial + lucro com vendas de expansão) – (churn) / MRR inicial x 100

NRR = (R$1.000.000 + R$150.000) – (R$50.000) / R$1.000.000 x 100

NRR = R$1.100.000 / R$1.000.000 x 100

NRR = 110%.

Perceba que um NRR de 110% mostra um crescimento líquido de 10% na receita obtida com clientes ativos na empresa durante o primeiro trimestre do ano.

E qual o NRR ideal?

De modo geral, um NRR adequado é aquele igual ou maior que 100%. Isso porque mostra que houve ganho com a receita gerada por clientes existentes.

Caso o seu resultado dê menos que esse percentual, é imprescindível analisar os motivos das perdas de seus clientes e, claro, a qualidade das soluções oferecidas e até mesmo a eficiência do processo comercial e de suporte/atendimento.

Vários fatores impactam o cancelamento de consumidores e, por isso, é fundamental acompanhar de perto como mantê-los fidelizados à sua marca!

Como melhorar o NRR de uma empresa?

Há várias formas de melhorar a taxa de Retenção de Receita Líquida da sua empresa. E todas elas focam na retenção do seu cliente. Veja dicas práticas para reduzir seu churn e elevar a fidelização do seu público a longo prazo.

Desde a prospecção, foque no perfil do seu cliente ideal para aumentar as chances de retê-lo.

Realize melhorias contínuas em seus produtos/serviços para gerar ainda mais valor ao seu cliente. Pense em atualizações, novos recursos e acompanhe o que a concorrência está fazendo.

Foque 100% no sucesso do cliente, ou seja, ofereça uma experiência completa para que ele se encante e se torne leal à marca. Para isso, tenha um excelente processo comercial e de atendimento, além de treinar sempre sua equipe.

Reduza o churn! Entenda os motivos das perdas e elabore estratégias para evitar novos cancelamentos.

Ofereça novas formas de pagamento ou renovações de contrato com base nas necessidades e expectativas do seu público.

Invista em estratégias de upselling e cross-selling para aumentar a receita de forma sustentável e contínua.

Tenha uma comunicação personalizada, empática e humanizada para aprofundar seu relacionamento com o consumidor.

Crie programas de fidelidade para estimular a retenção, podendo também enviar brindes em datas especiais.

Use a tecnologia para elevar o seu NRR!

Nada melhor do que um sistema de CRM para coletar, integrar e analisar todos os dados referentes a cada cliente da sua empresa! Ele oferece um histórico completo com todas as compras, os contatos e as negociações realizadas.

O que facilita totalmente o atendimento personalizado e até mesmo a oferta de upgrades focadas em suas necessidades reais.

Isso sem falar na automação de tarefas, que facilitam a coleta de dados e até mesmo o controle de todo o processo comercial.

O CRM do Agendor possui ainda um fluxo inteligente de atividades que sugere qual próximo dar e quando.

Além disso, seu calendário é completo e envia lembretes de compromisso e tarefas, até mesmo notificações sobre aquele telefonema para um cliente existente renovar o contrato que está perto do fim do prazo de duração.

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