Reconhecer o bom trabalho, oferecer treinamentos e estimular o desenvolvimento são maneiras de motivar a equipe de vendas. Veja como fazer!
5 dicas de motivação em vendas para colocar em prática agora
1. Reconheça o bom trabalho do time
A primeira dica deste artigo é reconhecer o bom trabalho feito pelo time.
Isso pode ser feito de diversas formas. O incentivo financeiro, claro, é uma ótima maneira de motivar a equipe de vendas, pois mostra aos colaboradores que o trabalho deles é valorizado pela empresa, ajudando a reter os talentos.
Além disso, a quantia em dinheiro pode vir acompanhada de outras formas de reconhecimento, como diplomas, troféus e placas.
Mas é possível usar a criatividade e ir além da comissão. A empresa pode oferecer como prêmio, por exemplo:
Smartphones;
Computadores;
Viagens;
Jantares.
Para chegar aos vendedores que merecem ser premiados, é necessário definir metas e relacionar uma comissão ou prêmio a cada uma delas.
O reconhecimento de um vendedor que alcançou bons resultados pode ser feito de diversas maneiras: o gestor pode conversar com o ele pessoalmente; premiá-lo frente ao restante do time; parabenizá-lo por email.
Mas lembre-se: qualquer que seja a forma de comunicação e o prêmio escolhidos, é importante que os critérios para esse reconhecimento sejam especificados e de conhecimento de toda a equipe. Caso contrário, no lugar de motivação, esse processo pode resultar em intrigas entre os profissionais.
2. Invista em treinamentos
Outra maneira de motivar a equipe de vendas é oferecendo treinamentos, que fazem com que o vendedor se sinta valorizado pela empresa. O treinamento pode ser focado em diversas frentes, a depender do que os gestores sentirem que esses profissionais mais precisam:
Treinamentos técnicos, para entender como funcionam os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Assim, os vendedores conseguem passar os benefícios da oferta aos possíveis clientes com mais propriedade;
Voltados para habilidades de vendas, para aprender, por exemplo, técnicas de negociação e de persuasão, por exemplo;
Treinamentos que ajudem a desenvolver habilidades específicas, como comunicação, produtividade e organização.
Se esses treinamentos emitirem certificados e forem feitos por instituições reconhecidas, serão ainda mais motivadores, pois podem agregar bastante ao currículo do vendedor.
3. Dê liberdade aos vendedores
Nem todos os vendedores precisam estar no escritório diariamente, das 9h às 17h, você concorda? Hoje muitas tarefas já podem ser feitas à distância, e também existe a possibilidade de flexibilizar os horários de trabalho. Mas o que isso tem a ver com motivação em vendas?
Ter mais liberdade e controle para decidir sobre a própria rotina permite que o vendedor concilie o trabalho com outras atividades, como a família ou os estudos. O profissional também pode trabalhar no horário e no local em que é mais produtivo.
Por isso, embora haja obrigações que todos precisem cumprir, como ir a reuniões, por exemplo, considere dar mais liberdade aos vendedores. No fim, todos saem ganhando: o colaborador ganha em qualidade de vida, e a empresa em produtividade, pois tem um funcionário mais motivado e satisfeito.
4. Acompanhe e estimule o desenvolvimento dos vendedores
O vendedor que trabalha sem um plano de crescimento bem definido pode ser sentir desmotivado, sem saber quais os próximos passos e o que deve fazer para crescer na empresa. Por isso, é importante que o gestor acompanhe e estimule o desenvolvimento de cada profissional de perto.
Para isso, é importante fazer reuniões de one-on-one e definir objetivos e metas. Uma ideia é alinhá-los a anseios profissionais que o vendedor pode ter. Assim, esse acordo faz sentido tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Ao definir esse plano, é possível entender se o vendedor tem mais interesse em uma carreira de gestão ou de especialista, por exemplo, e o gestor pode mentorar o vendedor para que se desenvolva no caminho desejado. Em muitas empresas, fala-se na carreira em Y, em que o vendedor não precisa necessariamente seguir uma carreira de gestão, já que muitos não têm esse perfil.
Essas conversas também servem para feedbacks, tanto da parte do gestor quanto do vendedor. Assim é possível identificar problemas antes que eles cresçam e prejudiquem a relação do vendedor com a empresa.
5. Celebre!
O cotidiano de vendas pode ser estressante: a pressão por bater as metas é grande, assim como a competição. Por isso, depois de trabalhar duro, é importante reservar um tempo para comemorar. Afinal, apesar da competitividade que é inerente à profissão, é importante que o clima da área seja saudável e agradável.
Estas são algumas ideias para promover momentos de integração e relaxamento com o time:
Depois de bater a meta, a equipe de vendas pode fazer algo fora da empresa, como um almoço ou happy hour
Também dá para reservar uma tarde do trimestre para apresentar resultados, falar das próximas metas e anunciar novidades
Nesses mesmos encontros, podem ser feitas, também, as premiações mensais — ou em outra periodicidade a definir.
Além dessas dicas de motivação em vendas, o gestor deve contar com uma ferramenta de CRM, que ajuda a avaliar a performance do time para fazer premiações. E o melhor é que esse software tem ainda outros benefícios, como tornar o dia a dia dos vendedores mais organizado e produtivo.
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