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Modelo de vendas low touch: você sabe o que significa?

por: Afonso Bazolli
fonte: Hi Platform
08 de dezembro de 2019 - 12:01

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A automação de processos e a evolução do perfil do consumidor trazem um novo modelo de vendas em que a interação humana passa a ser mínima: conheça as vendas low touch!

O uso de tecnologias e a grande disponibilidade de informações disponíveis a apenas um clique mudou o perfil do consumidor e, consequentemente, o processo de compra. Atualmente, o modelo de vendas low touch se apresenta como uma estratégia eficaz e mais barata para alcançá-los.

Mas afinal, o que são vendas low touch? Nesse post falaremos mais sobre elas, qual o seu funcionamento e quais as vantagens que elas proporcionam para as empresas que optam por utilizá-la. Confira!

O que são vendas low touch?

Vendas low touch são aquelas em que não existem contato humano, ou ele é muito pequeno, e o cliente consegue realizar suas compras de maneira simples. Sem vendedores? Isso é possível? Sim! Acredite, você já fez compras nesse modelo.

Como exemplo, podemos citar os e-commerces, em que o processo de venda ocorre de maneira automatizada e o cliente, na maioria das vezes, sequer tem contato com um ser humano.

Todo o processo de compra ocorre de modo independente, desde a fase de descoberta até o momento da decisão de compra. O consumidor busca por diversas informações na internet, tira todas as suas dúvidas, busca opiniões, verifica a credibilidade da empresa e compra sem falar com a equipe de vendas.

Como ela funciona?

Para implementar um processo de vendas low touch é preciso investir em automação de processos e, principalmente, em uma boa equipe de marketing, afinal, ela será a “ponte” que ligará o cliente ao produto de sua empresa.

É preciso elaborar uma estratégia de inbound marketing para atrair esses potenciais consumidores, afinal, seus concorrentes estão a poucos cliques de você. A oferta de conteúdos de relevância para a audiência e o auxiliará a avançar nas etapas de seu funil de vendas de modo automático.

Sendo assim, é preciso investir em ferramentas que possibilitem esse autosserviço, como chatbots e FAQs, e criar um funil de vendas simples e eficiente.

A dispensa de vendedores torna o processo muito mais barato, possibilitando aumentar os investimentos em marketing e, ainda, repassar essa redução de custo para o preço final do produto, alcançando uma parcela que, anteriormente, não poderia pagar por ele.

É claro que esse modelo de vendas funciona melhor para transações de valores mais baixos pois, quanto maior o valor do ticket, mais complexo tende a ser o processo de vendas. Então, avalie se ele se encaixa nas necessidades de sua empresa.

Quais as vantagens desse modelo de venda?

Agora que já abordamos os conceitos principais, vamos ao que realmente interessa para você: os benefícios desse modelo de vendas para a sua empresa!

Redução de custos

Ter menos pessoas envolvidas no processo de compra significa menos salários e encargos a serem pagos, isso é um fato. Sendo assim, o seu custo operacional reduzirá drasticamente.

Agilidade nos processos

Ter um modelo de vendas automatizado traz muito mais agilidade ao processo, sem falar que a margem de erros será mínima ou inexistente.

Aumento na satisfação

Segundo pesquisa, metade dos entrevistados preferem interagir por meio de mensagens e 44% afirmam ter preferência pela interação com chatbots em um atendimento em vez de humanos.

Esses são apenas alguns dos benefícios que um modelo de vendas low touch pode trazer para sua empresa, além de reduzir o custo de aquisição de cliente (CAC) e aumentar a fidelização dos consumidores.

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