Em um período pré-pandêmico, o marketing omnichannel era visto muito como uma tendência, algo para se pensar no futuro para empresas. Afinal, o consumidor já estava acostumado a conseguir seus objetos de desejos nas lojas físicas, e pouco trocava esse hábito para o online.
Não é para menos, apenas uma pequena parcela do mercado estava realmente adaptada para a venda de produtos no ambiente digital. Sites, marketplaces, logísticas empresariais e a comunicação de produtos e serviços estavam dentre os pontos mais sensíveis dos negócios nos ambientes virtuais.
Após o período pandêmico transformar o cotidiano de toda a população mundial, empresas tiveram que se adaptar rapidamente ao novo cenário. Segundo a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, feita pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada, a aceleração digital que ocorreu estava prevista para acontecer em quatro anos.
Para que serve o marketing omnichannel?
De origem latim, “omni” quer dizer inteiro e “channel”, traduzido do inglês, significa canal. Ou seja, na prática, omnichannel trata de uma gestão de diversos canais da marca ao mesmo tempo, tanto no online quanto no físico.
Apesar de à primeira vista parecer algo quase que impossível, essa estratégia de comunicação tem sido uma demanda cada vez mais trazida pelos consumidores. Isso porque, ao ser implementada corretamente, ela garante que a experiência do cliente seja a mesma, independentemente do canal de contato que ele utilizar.
Quando é utilizado o termo “marketing omnichannel”, a referência é à atuação do setor de marketing na estratégia. Essa área é crucial para que o omnichannel aconteça, pois é nela que se define tom de voz, comunicação e campanhas com base em estudos feitos sobre o público-alvo.
Além disso, é nela que se analisam os resultados das ações aplicadas para verificar se estão dando certo e quais canais precisam de ajustes. Ou seja, para colocar uma estratégia omnichannel em prática, é crucial que exista o marketing omnichannel.
Devo implementar o marketing omnichannel na minha empresa?
Segundo o “Panorama da Experiência do Consumidor”, um estudo feito pela Opinion Box, 93% do público entrevistado consideram a experiência de compra como um fator importante nas empresas.. Além disso, 76% declararam ter deixado de realizar uma compra devido a uma experiência negativa vivenciada com a marca.
Mais do que nunca, o cliente está mais crítico durante seu processo de compra. Não é apenas a aquisição de um produto, mas sim o valor que a marca passa a ele. E, além de ter conceitos ESG aplicados na prática, a experiência entre o cliente e a jornada de consumo tem sido um critério decisivo.
É nesse ponto que o marketing omnichannel entra para construir uma comunicação e um gerenciamento assertivos em todos os canais do negócio.
Quais são os critérios decisivos do marketing omnichannel?
Comunicação e posicionamento da empresa;
Conteúdo de valor ofertado ao público;
Disposição dos produtos;
Canais da marca disponíveis;
Atendimento virtual;
Atendimento físico;
Ações publicitárias;
Promoções e descontos exclusivos;
Formas de pagamento;
Modalidades de compra;
Processo logístico;
Suporte ao cliente;
Relacional pós-venda;
Política de troca e devolução
Como facilitar a implementação do marketing omnichannel na minha empresa?
Como você pode observar, são muitos pontos que o marketing omnichannel deve abarcar para conseguir garantir uma experiência do cliente positiva. Para realizar sua implementação, a tecnologia será sua maior aliada na gestão de processos assertivos.
Portanto, busque ferramentas e plataformas multifuncionais que otimizem a rotina de sua empresa. Dessa forma, você conseguirá colocar em prática sua estratégia de marketing omnichannel com maior agilidade, aumentando as chances de uma experiência do cliente positiva.
Portanto, não importa se você possui um e-commerce estruturado ou uma pequena loja em um marketplace, com as ferramentas e plataformas de marketing omnichannel corretas, você economiza tempo para atuar estrategicamente na empresa e focar em planos de expansão.
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