Por: Gustavo Paulillo
Você confia em seu potencial e sua capacidade de vendas? Confira as nossas dicas para aumentar a sua dose de confiança
Ser confiante é uma coisa que nós todos já ouvimos falar, várias e várias vezes.
Existem dezenas de livros escritos, seminários, cursos, blogs e outras atividades sobre o tema na internet e fora dela. A confiança é tão importante que, sem ela, não conseguimos fazer nosso trabalho da melhor maneira possível.
Quando você tem confiança, as coisas ficam muito mais divertidas. E, quando você se diverte, você acaba fazendo coisas incríveis. Superficialmente, isso é uma coisa simples: seja confiante e você fará coisas surpreendentes.
Mas, e se você não for confiante? Como conseguir aumentar a sua performance e chegar em suas metas e objetivos, se você não for confiante.
Esse não é um tema importante porque é valioso, mas porque é extremamente difícil de se atingir. Felizmente, existem pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para aumentar nossa confiança na arena de vendas e melhorar a nossa vida.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a aumentar a sua confiança em vendas, e com isso melhorar a sua performance e desempenho na área comercial.
#1. Se envolva com fornecedores e lugares onde quer que você faça negócios
Pechinche com a balconista de farmácia. Veja se você pode fazê-la rir. Elogie a equipe de garçons do restaurante na próxima vez que for almoçar.
Crie um hábito de envolvimento com aquelas pessoas com que você se relaciona em seu dia-a-dia. Isso vai ajudar a impulsionar a sua atitude em um discurso confiante e, a parar de ter medo das pessoas. Muitas vezes elas não mordem.
#2. Encontre oportunidades para falar com pessoas afins
Pense em algo que você gosta muito. Pode ser morangos, bolo de chocolate, pudim, ou algum hobby que você adora. Sempre que você encontrar alguém que compartilhe do seu hobby, você vai falar a respeito, não é mesmo?
E isso aumenta a confiança. Todo mundo tem algo especial que quer partilhar, agora é hora de deixar as coisas acontecerem e compartilhar aquilo que você gosta com pessoas que compartilham dos mesmos gostos.
#3. Considere as pequenas coisas como vitórias
Se você tem um filho, ou já teve um bebê, e hoje tem um filho grande, sabe como as pequenas vitórias são importantes. Quando você troca a fralda sem fazer confusão, tem uma pequena vitória, quando coloca seu bebê para dormir, mais uma pequena vitória.
E, você comemora cada pequena vitória, porque você se enche de confiança de que pode fazer as coisas acontecerem.
Você pode fazer isso com qualquer coisa. Quando você bebe água em vez de refrigerante, ou usa as escadas em vez do elevador, é uma vitória, no departamento de vida saudável.
A compilação de mini-vitórias em sua cabeça é uma das melhores maneiras de ganhar confiança e alcançar vitórias ainda maiores. Cultive as pequenas vitórias e, celebre-as.
#4. Pratique, pratique, pratique
Steve Jobs não simplesmente subia no palco e apresentava os maravilhosos produtos que a Apple criava.
Ele passava grande parte do seu tempo nas vésperas ensaiando e encontrando a melhor maneira de comunicar o que os benefícios e contar a história de seus produtos maravilhosos. A sua preparação tornava os produtos ainda melhores e, sempre deixava as pessoas extasiadas.
Será que Steve Jobs era confiante? Claro que sim. Ele ensaiou dezenas de vezes, depois fazia um ensaio final no palco, controlando luz, tempo de troca de slides e etc.
Construir confiança é a primeira coisa que cada representante deve fazer. Resume-se ao fato de que a pessoa com a mais autêntica confiança tem mais influência. Isso não pode ser falsificado.
#5. Perca o medo de falar em público
O medo número 1 de todos os seres humanos? Falar em público. O engraçado é que, ou você tem um medo mortal de falar em público ou fica muito confortável com isso – é preto ou branco. Não há um meio termo.
Mas, é possível superar esse medo, com coach ou grupos de networking que vão ajudar você a se treinar e perder o seu medo de falar em público. Ao se apresentar para outras pessoas, receber o feedback delas e aprender com outras pessoas mais experientes, e com outras que já venceram o medo, você vai se sentindo cada vez mais confortável em falar em público.
#6. Leia Tony Robbins
Isso é obvio. O cara tem ajudado a Oprah, Bill Clinton, Lance Armstrong e Andre Agassi em alguns de seus momentos mais baixos de carreira.
Dito isso, certamente ele poderia ajuda-lo. Se não estiver familiarizado, Tony Robbins é um treinador, escritor de dezenas de livros de autoajuda e palestrante motivacional.
Seus best-sellers “Unlimited Power” e “Awaken the Giant Within” são clássicos que absolutamente todo mundo deveria ler, pelo menos 1 vez.
#7. Pergunte “como assim?” e “por quê?” com mais frequência
A confiança vem do entendimento e, você ganha entendimento através de perguntas simples. “como assim?” e “por quê?”, são as melhores perguntas que você pode fazer em vendas.
Isso vai ajudar você a entender melhor seus clientes, seus desafios e suas decisões.
#8. Consiga um sim no início das conversas
Qualquer venda ou negociação, requer uma série de sins amarrados juntos, então comece com um fácil.
Você pode começar fazendo a pergunta: importa-se se eu fizer uma pergunta? Estou disposto a apostar que 99,9% de todos as pessoas que foram questionadas concordaram.
Seja um ouvinte investidor exibindo curiosidade e fazendo perguntas abertas. Quando você começa com um sim, as coisas estão a seu favor, e significa que você e o seu potencial cliente estão alinhados, no começo.
#9. Esforce-se para cumprimentar outras pessoas mais vezes
Não há melhor maneira de construir sua própria confiança do que levar aqueles em torno de você e muitas vezes, aprender a ver a bondade nos outros.
Isso vai ajudar você a ver o bem em si mesmo. Pense nisso em conversas e seja honesto quando compartilharem elogios, pois sua autenticidade será mostrada rapidamente. Relações pessoais mais fortes vão fazer você mais confiante em si mesmo.
Siga essas dicas e aumente seu poder de confiança em si mesmo
As pessoas confiam mais em quem confia em si mesmo. Isso acontece porque você não precisa ser confiável apenas, mas se sentir confiante. Quando a sua postura, a sua linguagem e o seu comportamento inspiram confiança, as pessoas acreditam mais em você.
Se você não acredita que faz o seu trabalho bem feito, aumente a sua carga de confiança, confie mais em si mesmo, e vai perceber que seus potenciais clientes vão fazer o mesmo.
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