Pesquisa exclusiva da Câmara de Comércio França-Brasil, feita pela Ipsos, mostra que 20% têm planos de fazer fusão ou aquisição nos próximos 12 meses
A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP) acaba de realizar estudo exclusivo, em parceria com a Ipsos, sobre a expectativa dos empresários franceses e brasileiros com relação ao cenário econômico e os desafios e oportunidades para 2017. De acordo com a pesquisa, 74% dos entrevistados apostam que as vendas vão melhorar no próximo ano e 47% vão ampliar o aporte de investimentos no País.
A sondagem revela, ainda, que 20% dos empresários têm planos de realizar algum tipo de operação de fusão e aquisição nos próximos meses.
“Os resultados mostram como as empresas estão enxergando o curto e o longo prazos, diante dos desafios macroeconômicos”, explica Roland de Bonadona, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil.
“Aproximadamente 74% dos empresários sinalizaram que 2017 será um ano melhor ou muito melhor que 2016”, ressalta, Bonadona. “O objetivo da entidade, que tem mais de um século de atuação no Brasil, é analisar e apresentar o grau de confiança dos empresários diante de tantas mudanças”, afirma.
Outro dado relevante é que 30% dos entrevistados possuem expectativa de aumento do número de funcionários no próximo ano. Quando questionados sobre os riscos para as suas atividades e negócios que permanecem em suas agendas no curto prazo que precisam ser superadas, 56% apontaram a desaceleração econômica, 55% a falta de demanda, 39% a elevada concorrência e a dificuldade de repasse de preços e 27% os custos com mão-de-obra. A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisa Ipsos, em outubro de 2016, por meio de 161 entrevistas online.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.