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Instagram: aprimore seus resultados de vendas com estas estratégias

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
14 de maio de 2024 - 17:02

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Uma das vantagens mais importantes do emprego das redes sociais no e-commerce é a possibilidade de mostrar seus produtos para o público-alvo várias vezes num mesmo dia.

E o melhor é que essa exposição acontece de forma não invasiva, ou seja, estamos falando de uma abordagem devidamente contextualizada e, por isso, mais eficiente do ponto de vista dos resultados.

Outro aspecto relevante, considerando a necessidade de as marcas basearem suas vendas em relacionamento, é a proximidade estabelecida com os clientes.

Contudo, para que esse potencial seja explorado ao máximo, as estratégias devem ser muito bem planejadas, de acordo com os objetivos do negócio e, claro, as particularidades de cada rede social.

No artigo de hoje, vamos nos concentrar numa plataforma considerada prioritária para o e-commerce, o Instagram.

Instagram: por que a rede é estratégica para o crescimento do e-commerce?

O primeiro ponto a ser destacado sobre o Instagram é o seu crescimento nos últimos anos.

Segundo o estudo da Opinion Box: Pesquisa Instagram no Brasil, em apenas um ano, essa rede desbancou o Facebook e passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma vantagem de 19 pontos percentuais.

Além de ter se tornado a rede social mais utilizada pelos brasileiros, a frequência de uso do Instagram também aumentou: em relação ao último estudo e cresceu de 61% para 75% o número de pessoas que entra no aplicativo várias vezes ao dia ou deixa a rede aberta o dia todo.

A pesquisa também confirma a relevância da plataforma para as empresas: 45% dos entrevistados utilizam a rede para se relacionar com as marcas (veja o quadro).

Isso mostra a importância de humanizar a comunicação na plataforma para aproximar a empresa dos consumidores, reforçando a conexão estabelecida com o público-alvo.

Como o público se relaciona com as marcas no Insta?

Assim como tem acontecido em praticamente todas as redes sociais, no atual cenário, é essencial diversificar os investimentos.

Isso quer dizer que é preciso ter estratégias adequadas na produção do conteúdo, mas sem abrir mão da mídia paga.

O estudo da Opinion Box indica que os anúncios no Instagram parecem surtir efeito: 59% concordam que os anúncios exibidos têm a ver com eles.

Entre aqueles que já viram um anúncio, 50% clicam nele pelo menos de vez em quando.

Aumentou, também, o número de entrevistados que declara ter comprado algo a partir dos anúncios: subiu de 34% para 42%, comparando os resultados.

Ainda em relação às táticas que podem ser empregadas, importante atentar para o papel dos influenciadores, que seguem em alta: 71% segue algum tipo de influencer no Instagram, 58% já compraram algo indicado por eles e 33% reconhecem que eles influenciam muito na decisão de compra.

Quanto aos formatos, os stories mantêm-se na preferência do público. No entanto, segundo a pesquisa, tem mais pessoas assistindo do que postando, o que representa uma oportunidade para as marcas. O mesmo raciocínio vale para os vídeos Reels.

As lives também continuam sendo relevantes para as estratégias das empresas: 75% da amostra declarou que gosta de assistir às transmissões ao vivo no Instagram e mais da metade assiste ao menos uma vez na semana.

Como aprimorar as estratégias no Instagram?

O crescimento do e-commerce tem elevado a concorrência entre as lojas e, claro, pela atenção do consumidor nas plataformas digitais.

Uma das consequências dessa movimentação é a necessidade de aprimorar as estratégias empregadas no dia a dia.

Ter agências especializadas na execução das ações é fundamental. Contudo, os gestores devem ter noções básicas sobre as possibilidades em cada rede social, até para orientar melhor as estratégias.

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